26/04/2024 14:43:06

Agro Pecuaria
12/12/2021 09:00:00

Técnicos da Adeal realizam levantamento fitossanitário em áreas de bananeiras

Ação deve ser realizada em 10% das áreas de cultivo de banana do Estado


Técnicos da Adeal realizam levantamento fitossanitário em áreas de bananeiras

O Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal está realizando um levantamento fitossanitário da cultura da banana em municípios produtores do Estado.

A ação de campo, que teve início neste mês de dezembro, tem a finalidade de manter o status sanitário de área livre da sigatoka negra e realizar inspeções também com foco na praga do moko da bananeira com o objetivo de delimitar uma Área Livre da praga.

“Alagoas é área livre da sigatoka negra desde 2011. Por este motivo, anualmente, é necessário realizar o levantamento fitossanitário nas culturas de bananas”, afirmou o chefe do núcleo vegetal, Maria José Rufino.

De acordo com ela, a ação de campo também é estendida a inspeção em musas ornamentais e helicônias, espécies de plantas que também são afetadas pelas pragas.

Segundo Maria José Rufino, o levantamento deverá abranger, aproximadamente, 10% das áreas de cultivo de bananeiras existentes em Alagoas por meio de amostragem.

Após o trabalho de campo, os dados serão encaminhados para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a manutenção do status sanitário.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News