28/03/2024 21:17:10

Acidente
12/12/2021 04:00:00

Tornados matam mais de 70 pessoas nos Estados Unidos

Illinois, Kentucky, Tennessee, Missouri, Arkansas e Mississipi sofrem com os estragos


Tornados matam mais de 70 pessoas nos Estados Unidos

Uma série de tornados atingiram a região sudeste dos Estados Unidos entre a noite desta sexta-feira, 10, e este sábado, 11, e deixando, ao menos, 70 mortos. Os estados atingidos foram Illinois, Kentucky, Tennessee, Missouri, Arkansas e Mississipi.

Em Kentucky, pelo menos quatro tornados atingiram o solo durante a noite, causando danos significativos em mais de uma dúzia de condados. O primeiro tornado viajou mais de 365 km em todo o Estado, de acordo com o governador do Kentucky, Andy Beshear.

O número de mortos pode chegar a 100, afirmou o governador durante uma coletiva de imprensa no início desta manhã. "O nível de devastação é diferente de tudo que eu já vi", disse Beshear. "Tínhamos certeza de que perderíamos mais de 50 cidadãos, agora tenho certeza de que esse número é acima de 70. Na verdade, pode acabar ultrapassando 100 até o final do dia".

De acordo com ele, 189 funcionários da Guarda Nacional foram escalados para ajudar nos resgates.

 

Algumas das piores destruições ocorreram em Mayfield, uma pequena cidade de cerca de 10.000 habitantes no extremo oeste de Kentucky, onde o Estado converge com Illinois, Missouri e Arkansas.

Cerca de 110 pessoas estavam dentro de uma fábrica de velas na área quando o tornado passou, derrubando o telhado e causando muitas vítimas, disse Beshear.

Kyanna Parsons-Perez, que estava dentro da fábrica, disse que o telhado desabou logo depois que os trabalhadores puderam ouvir e sentir os ventos fortes e a iluminação começou a oscilar. "Nós pudemos sentir o vento... então nos juntamos e fizemos um pequeno monte", disse Parsons-Perez à NBC. "E, de repente, tudo desabou sobre nós."

Nas primeiras horas, mais de 56.000 pessoas em Kentucky estavam sem energia, disse Beshear. Ele declarou estado de emergência e escalou dezenas de guardas nacionais.

Esses tornados tiveram como origem uma série de tempestades que ocorreram durante a noite, incluindo uma de supercélulas que se formou no nordeste do Arkansas. Essa tempestade saiu de Arkansas e Missouri e seguiu para os Estados de Tennessee e Kentucky.

"Infelizmente, isso produziu tornados mortais. Um deles pode ter sido um tornado de longo curso", disse o meteorologista Roger Edward, do Storm Prediction Center. "O tornado assassino foi parte disso."

Uma pessoa morreu e cinco ficaram gravemente feridas em uma casa de repouso com 90 quartos atingida pelo tornado em Monette, Arkansas, uma pequena comunidade perto da fronteira com o Missouri, de acordo com o juiz do condado de Craighead, Marvin Day. "O tornado atingiu diretamente", disse Day à Reuters. "Fomos muito abençoados por não haver mais pessoas mortas ou feridas. Poderia ter sido muito pior."

A poucos quilômetros, em Leachville, Arkansas, um tornado destruiu uma loja da Dollar General, matando uma pessoa e devastando grande parte do centro da cidade, de acordo com o tenente Chuck Brown, do Gabinete do Xerife do Condado de Mississippi, no Arkansas. "Realmente parecia um trem rugindo pela cidade."

Em Illinois, a polícia disse que houve "vítimas confirmadas" depois do desabamento parcial do teto em um depósito da Amazon na cidade de Edwardsville, na noite de sexta-feira. Equipes de resgate procuravam por sobreviventes nos escombros.

Imagens de drones mostraram uma cena caótica durante a manhã no depósito, com muitos veículos de emergência ao redor da área e equipes de resgate com lanternas vasculhando os escombros. Aparentemente, o telhado foi arrancado da estrutura metálica do prédio.

No Tennessee, o clima severo matou pelo menos três pessoas, disse Dean Flener, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do Estado. Segundo Flener, duas pessoas morreram no condado de Lake e uma no condado de Obion, mas não haviam informações sobre as circunstâncias das mortes.

Pouco depois da meia-noite, o clima levou ao descarrilamento de um trem de carga da empresa CSX no oeste de Kentucky, embora nenhum tripulante tenha ficado ferido, afirmou um porta-voz da empresa.

* Com informações da Reuters

Terra



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News