25/04/2024 13:54:03

Polícia
11/12/2021 00:00:00

PF e GSI vão investigar invasão a site do Ministério da Saúde e ConecteSUS


PF e GSI vão investigar invasão a site do Ministério da Saúde e ConecteSUS

O Ministério da Saúde anunciou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional vão investigar o “incidente” com o aplicativo ConecteSUS e a página do Ministério da Saúde, que foram alvo de ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10).

Com isso, não é possível, por exemplo, emitir o comprovante de imunização contra a covid-19, disponível no aplicativo.

De acordo com a pasta, “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

O Ministério afirmou que foram atingidos os seguintes sistemas:

  • e-SUS Notifica

  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)

  • ConecteSUS

  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Entenda como foi o ataque

Na página do Ministério da Saúde, invasores deixaram a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Antes das 7h, a mensagens não era mais exibida nos sites, mas os dados continuam inacessíveis.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

A invasão foi definida pelos próprios hackers como “ransomware”, quando o conteúdo é “sequestrado” e cobra-se um valor, em dinheiro ou bitcoin (moeda virtual), para a devolução do material.

“Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Passaporte da vacina

O Conecte SUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. O comprovante é exigido atualmente em 19 capitais do Brasil.

Na manhã desta sexta, usuários relataram que os comprovantes não estavam mais aparecendo no aplicativo. Alguns disseram que não conseguiam sequer entrar no aplicativo.

br.noticias.yahoo.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News