28/03/2024 06:54:08

Geral
09/12/2021 11:00:00

Fiéis homenageiam Iemanjá com oferendas na Praia de Pajuçara

Além das oferendas, os religiosos participam de cultos ao som de instrumentos de percussão


Fiéis homenageiam Iemanjá com oferendas na Praia de Pajuçara

Dezenas de adeptos de religiões de matriz africana foram à Orla de Maceió nesta quarta-feira (8) para celebrar o dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás. Os fiéis levam oferendas em barcos para lançarem ao mar para que Iemanjá as receba.

Além das oferendas, os religiosos participam de cultos ao som de instrumentos de percussão. O dia de Iemanjá é feriado municipal em Maceió, que também é alusivo a Nossa Senhora da Conceição, na religião católica.

Thaise Santos é uma das pessoas que foram à Praia de Pajuçara para fazer suas oferendas. “Essa dança é um meio que nós temos de agradecer e ouvir o orixá. Iemanjá é uma divindade muito grande. Aqui é quando a gente finaliza, é quando a gente vai ao mar entregar as oferendas”, explica. Ela conta que esse é um momento de agradecer.

Mara Fernandes é turista de Santa Catarina e disse que teve a felicidade e a sorte de encontrar os religiosos. “Estou acompanhando desde cedo, é muita comemoração e eu estou achando lindo, estou encantada. Agora só saio daqui quando acabar. São vários grupos e é lindo de ver”, afirmou.

Josué tem 52 anos de espiritualidade e participa das celebrações desde os sete anos de idade - Foto: Rafael Reis

Pai de Santo, Josué da Silva é figurinha carimbada nas celebrações e falou sobre como ela ocorre. Segundo o religioso, ele tem 52 anos de espiritualidade e participa das comemorações desde os sete anos de idade.

"A gente despacha no fundo do oceano, para trazer força e abrir os caminhos. A gente despacha a oferenda e depois traz ela para casa. Hoje significa a celebração de nossa religião, remover as correntes e celebrar nossos orixás", disse o Pai de Santo.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News