26/04/2024 18:19:45

Brasil
09/12/2021 06:00:00

Assembleia abre processo de impeachment contra governador do Tocantins

Mauro Carlesse (PSL) foi alvo de duas operações da PF em 2020 e está afastado temporariamente do cargo


Assembleia abre processo de impeachment contra governador do Tocantins
 

 A  Assembleia Legislativa do Tocantins abriu, na 3ª feira (7.dez), um processo de impeachment por crime de responsabilidade contra o governador do Estado, Mauro Carlesse (PSL), protocolado pelo advogado Evandro de Araújo Melo Júnior. O processo, que pode resultar na perda definitiva do mandato, deve ser concluído em até 180 dias.

Carlesse já está afastado temporariamente do cargo por determinação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que justificou a suspensão como tempo necessário para reunir provas, “resguardar o cumprimento da lei penal, preservar a segurança de testemunhas e garantir a retomada das atividades normais” no Estado.

Em outubro de 2020, o governador foi alvo de duas operações da Polícia Federal. Uma delas teve como objetivo desarticular uma organização criminosa dentro da secretaria de Segurança Pública do Estado, que teria obstruído investigações, e a outra que procurou desmantelar esquemas de propina ligados ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado de Tocantins (Plansaúde) e uma estrutura para lavagem de dinheiro.

Na noite de 3ª feira, também foram definidos os parlamentares que farão parte da Comissão Especial Processante, que investigará os fatos alegados pela acusação e defesa. São eles: Elenil da Penha (MDB), pelo bloco MDB-DEM; deputado Eduardo do Dertins (PPS), pelo bloco PPS-Cidadania-PR-PTB-PCdoB; deputado Júnior Geo (PROS), pelo bloco PROS-SD-PSL); deputado Olyntho Neto (PSDB), pelo bloco PSDB-PP-PTC; e o deputado Zé Roberto (PT), pelo bloco PT-PV.

agoranoticiasbrasil.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News