20/04/2024 02:49:13

Especial
08/12/2021 14:00:00

Alagoas comemora 110 anos de Arnon de Melo


Alagoas comemora 110 anos de Arnon de Melo
O Instituto Arnon de Mello, ainda no transcurso dos 110 anos do nascimento de seu Patrono, prossegue na jornada de divulgação do ideário do jornalista, do homem público de visão cristalina e do político, que se consagrou nas urnas, no histórico pleito de 1950, quando venceu a disputa ao governo do Estado, aos 39 anos, chegando ao Palácio nos braços do povo.
.
Ao concluir seu mandato de governador, em 1956, Arnon de Mello deixou marcas de um realizador e de avanços pioneiros no campo da infraestrutura. É o caso da rodovia que liga Maceió a Palmeira dos Índios, que entrou para a história como a primeira asfaltada por iniciativa do Estado.
.
A marca do empreendedor também se fez presente na fundação da Organização Arnon de Mello, o maior complexo de comunicação do Estado, tendo a Gazeta como pioneira, fundada em 1934. “Arnon escreveu parte da história de Alagoas e a Gazeta se tornou uma organização que trabalha em função da sociedade”, afirmou Milton Hênio, decano do Conselho Estratégico da OAM.
.
Com apenas vinte e um anos, já repórter destacado dos Diários Associados, recebe a missão de viajar a São Paulo num trem que leva militares ao combate, em 1932. Arnon de Mello acompanha as tropas, registra as estratégias, as decisões políticas e o repúdio ao cerceamento imposto. Era a “revolução constitucionalista” contra o governo provisório de Getúlio Vargas.
.
Arnon redigiu um diário, que resultaria no livro “São Paulo venceu!”, publicado em 1933. Como correspondente de guerra, descreveu com talento a luta dos paulistas contra o governo de Getúlio.
.
O menino nascido no Engenho Cachoeirinha, nono de uma prole de onze filhos do senhor Manoel Affonso e de dona Lúcia Mello, atirou-se na luta pela sobrevivência ainda muito cedo. Determinado, superou os obstáculos impostos pelos desafios da vida e tornou-se um vencedor
.
De terça a sexta a edição digital e sábado a edição impressa de fim de semana.
.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News