29/03/2024 11:04:17

Comportamento
07/10/2021 20:00:00

O que motiva os dois tipos de narcisista, segundo a ciência

Provavelmente, você conhece um narcisista. Alguém que pensa que é melhor do que todo mundo, domina as conversas e adora os holofotes.


O que motiva os dois tipos de narcisista, segundo a ciência

Mas os cientistas estão cada vez mais percebendo que nem todos os narcisistas são iguais — alguns são, na verdade, extremamente inseguros.

Em nosso novo artigo, publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, descrevemos os diferentes tipos — e o que os motiva.

Na mitologia grega clássica, o caçador Narciso era filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Ele era conhecido por sua beleza e corpo excepcionais.

Um dia, quando Narciso estava caminhando na floresta, a bela ninfa Eco o avistou e se apaixonou por ele.

Mas ele rejeitou seu afeto, deixando seu coração partido.

Como punição, Nêmesis, a deusa da vingança, o atraiu para uma poça d'água onde ele se deparou com seu próprio reflexo pela primeira vez.

Narciso se apaixonou por seu reflexo e acabou percebendo que seu amor não poderia ser correspondido, definhando até a morte.

O mito de Narciso nos alerta sobre os perigos do amor-próprio excessivo, da autoabsorção e da falta de empatia pelos outros. Teve uma profunda influência na cultura, na arte e na literatura ocidentais.

O narcisismo também é um tema popular na psicologia. O médico inglês Havelock Ellis identificou o narcisismo como um transtorno mental no fim do século 19.

Sigmund Freud considerou o narcisismo como uma parte normal do desenvolvimento de uma criança, mas argumentou que poderia se tornar um transtorno se persistisse após a puberdade até a idade adulta.

Na psicologia moderna, o narcisismo é geralmente conceituado como um traço da personalidade, que se encontra em um espectro. Algumas pessoas são mais narcisistas, outras nem tanto.

O narcisismo costuma envolver uma visão exagerada de si mesmo, um senso de superioridade e merecimento e uma falta de preocupação com os outros.

O retrato acima de um narcisista é familiar. Mas não é o único.

Grandioso versus vulnerável

Em nossa pesquisa, analisamos dois tipos de narcisismo previamente identificados: grandioso e vulnerável.

Os narcisistas grandiosos são arrogantes, dominantes e extrovertidos. Eles tendem a ter a autoestima elevada, são ousados ??e assertivos e se sentem felizes e confiantes em relação a suas vidas.

Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, são retraídos, neuróticos e inseguros. Eles costumam ter baixa auto-estima, ser hipersensíveis e se sentir ansiosos e deprimidos.

No entanto, estes dois tipos de narcisistas também têm algo em comum.

Mulher com olhar de preocupada

CRÉDITO,GETTY IMAGES

 
Legenda da foto,

O narcisista do tipo vulnerável costuma ser menos competente em situações sociais e se mostrar mais inseguro e ansioso

Ambos são egoístas, se sentem merecedores de tratamento especial e privilégios e se relacionam com os outros de maneiras antagônicas.

Você pode ser capaz de reconhecer os dois tipos de narcisistas pela forma como eles se comportam em situações sociais.

Os narcisistas grandiosos são socialmente competentes. Eles tendem a ser dominantes e charmosos.

Os narcisistas vulneráveis, por sua vez, são menos qualificados socialmente. São propensos a ser tímidos e ansiosos em situações sociais.

Além disso, enquanto os narcisistas grandiosos são francos e assertivos na busca de seus objetivos, buscando maximizar o sucesso, os narcisistas vulneráveis ??são tímidos e defensivos, procurando minimizar o fracasso.

Em nossa pesquisa, analisamos os motivos e as percepções sociais tanto de narcisistas grandiosos quanto vulneráveis.

Em particular, investigamos seus desejos de alcançar status social e inclusão social.

Também analisamos até que ponto eles sentiam que haviam tido sucesso em alcançar status social e inclusão social.

O status social se refere a ser respeitado e admirado pelos outros. É se destacar e ser visto como uma pessoa importante na hierarquia social.

Em contrapartida, a inclusão social diz respeito a ser amado e aceito pelos outros. Envolve um bom relacionamento com os demais como parte da comunidade social.

Qualquer pessoa pode ter ou desejar tanto status quanto inclusão social, apenas um dos dois ou nenhum deles.

Por exemplo, no programa de TV Os Simpsons, o personagem do Sr. Burns tem um status elevado, mas não é particularmente apreciado e aceito, enquanto o personagem de Homer Simpson é muito querido e aceito, mas não tem um status social elevado.

Conduzimos dois estudos com a participação de 676 adultos baseados nos Estados Unidos. Avaliamos seus níveis de narcisismo grandioso e vulnerável.

Também avaliamos até que ponto eles desejavam status e inclusão, assim como até que ponto sentiam que haviam alcançado seus objetivos.

Descobrimos que tanto os narcisistas grandiosos quanto os vulneráveis ??desejavam fortemente o status social.

Curiosamente, enquanto os narcisistas grandiosos achavam que eram bem-sucedidos em alcançar esse status, os narcisistas vulneráveis ??acreditavam que não tinham o status que mereciam.

Além disso, os narcisistas grandiosos não sentiam que haviam alcançado a inclusão social, mas tampouco a desejavam particularmente.

Já os narcisistas vulneráveis ??também achavam que não haviam alcançado a inclusão social, mas a desejavam fortemente.

Homem com coroa na cabeça tirando selfie com o celular

CRÉDITO,GETTY IMAGES

 
Legenda da foto,

Todos os narcisistas anseiam pelo respeito e admiração dos outros

Os narcisistas grandiosos, portanto, sentiam que haviam alcançado seus objetivos sociais, mas os narcisistas vulneráveis, ??não.

Ambos os tipos de narcisistas anseiam pelo respeito e admiração dos outros.

Mas enquanto os narcisistas grandiosos podem ser estrelas no palco interpessoal, capturando triunfantemente os holofotes, sua contraparte vulnerável pode ser um figurante à espreita nos bastidores, buscando ressentidamente, mas sem obter, os aplausos que anseia.

BBC News Brasil



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News