29/03/2024 09:28:20

Governo
18/09/2021 21:00:00

Governo inaugura a quinta UPA de Maceió nesta segunda-feira (20) na cidade universitária


Governo inaugura a quinta UPA de Maceió nesta segunda-feira (20) na cidade universitária

Prioridade do Governo de Alagoas na área da saúde pública, a expansão da rede hospitalar e de assistência segue com a inauguração de mais uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na segunda-feira (20) para atender os maceioenses. A quinta unidade construída em Maceió pelo Governo do Estado, com recursos próprios, está localizada no bairro Cidade Universitária e será entregue à população às 10h pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Situada no Conjunto Santa Maria, a nova UPA tem capacidade para atender 10.500 usuários por mês, recebeu um investimento de R$ 6,4 milhões e seu funcionamento também será custeado pelo Governo do Estado. Junto às outras quatro UPAs já entregues pelo Estado na capital alagoana e aos cinco hospitais inaugurados pelo Governo de Alagoas nos últimos dois anos, a unidade do Cidade Universitária vai contribuir para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).

No próximo mês, o Governo entregará a sexta UPA de Maceió, no bairro de Jaraguá, segundo anunciou o governador Renan Filho em visita às obras na última semana. Outras duas estão sendo construídas na capital e em Arapiraca, além de mais cinco hospitais – até 2022, Alagoas terá dez novos hospitais estaduais de grande porte.

“O Governo do Estado entregou quatro UPAs e está fazendo mais três: essa do Jaraguá, uma outra no Cidade Universitária, na parte alta da capital, e uma terceira nas imediações da orla lagunar, na Chã da Jaqueira, de maneira que atenderemos toda a capital”, disse Renan Filho durante a inspeção.

Referência em clínica geral, ortopedia, pediatria e odontologia, a UPA do Cidade Universitária é do tipo III: terá 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, e vai contar com serviço de classificação de risco, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de Raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou a conquista para a Saúde Pública no âmbito estadual: “Estamos realizando um grande esforço para ampliar a rede de atendimento hospitalar e pré-hospitalar em Alagoas. Com mais UPAs, os alagoanos terão mais portas de urgências em localidades estratégicas”.

Sobre as UPAs – Maceió conta com as UPAs do Jacintinho e do Tabuleiro do Martins construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs do Trapiche e do Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também serão inauguradas, além da unidade do Cidade Universitária, as UPAs do Jaraguá e de Chã da Jaqueira em Maceió, e a UPA de Arapiraca, no Agreste, todas construídas com recursos próprios do Governo de Alagoas.

https://www.reportermaceio.com.br/ 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News