28/03/2024 09:35:46

Saúde
02/09/2021 19:00:00

Saúde alerta população para aumento da incidência de casos de dengue

Para acionar as equipes de trabalho e denunciar focos potenciais do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura dispõe do Disque Dengue


Saúde alerta população para aumento da incidência de casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população de Maceió a redobrar os cuidados preventivos contra a dengue, que aumentou 35% nos primeiros sete meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Embora a Prefeitura tenha intensificado as ações para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, os riscos de disseminação da doença crescem.

A Coordenação Geral de Epidemiologia informa que de janeiro até a primeira quinzena de agosto, foram notificados 1.086 casos de dengue. No mesmo período, no ano passado, foram notificados 698 casos. Em relação ao pico no aumento de casos de dengue, este foi registrado no período de seis semanas, de julho até as duas primeiras semanas de agosto.

Enquanto aumentou a incidência de dengue, o número de notificações por chikungunya caiu 23%. Este ano foram notificados 50 casos, enquanto em 2020 foram 65 notificações no período. Já a notificação de casos de zika aumentou. Com 40 casos notificados este ano, o número é 17,5% maior que o registrado no mesmo período de 2020, quando houve 33 casos.

Os bairros Centro (493,42), Mangabeiras (295,38) e Ponta Grossa (182,60) registraram a maior incidência de casos de dengue por grupo de 100 mil habitantes.
O Levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado de 21 a 25 de junho confirma que qualquer objeto que possa acumular água, por pequeno que seja, pode se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue.

Os dados integram o Boletim Epidemiológico Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika, elaborado pela Coordenação do Programa de Controle do Aedes aegypti e foram informados pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde.

Para acionar as equipes de trabalho e denunciar focos potenciais do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura dispõe do Disque Dengue (3312-5495). Por meio dele a população pode denunciar locais propícios à proliferação do mosquito, como terrenos baldios, casas abandonadas ou piscinas desativadas.

https://www.jornaldealagoas.com.br/ 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News