26/04/2024 07:23:13

Comportamento
02/10/2020 10:00:00

"Declínio da democracia". Narcisistas se envolvem mais em ações políticas

Narcisistas estão mais propensos a serem mais politicamente ativos, indica uma nova pesquisa.


Pessoas narcisistas apresentam uma maior predisposição para se envolverem em atividades políticas - como participar em comícios e assinar petições -, segundo os especialistas tal pode explicar "o estado atual e declínio da democracia".

Narcisistas estão mais propensos a serem mais politicamente ativos, indica uma nova pesquisa.

Pesquisadores apuraram que os indivíduos que demonstram traços narcisistas clássicos - tais como egoísmo e necessidade constante de admiração - apresentam uma probabilidade mais elevada de assinar petições, contactar membros do governo e de votar.

Entretanto, e segundo a mesma pesquisa, indivíduos mais auto-suficientes e pouco influenciáveis, tendem a envolver-se menos na esfera política.

Peter Hatemi, professor de ciência política na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, afirma que os dados apurados podem explicar

"o estado atual e declínio da democracia"."Se as pessoas mais interessadas nos seus próprios interesses e status assumem um papel mais relevante nas eleições, então irão emergir candidatos que refletem os seus desejos - narcisismo atrai narcisismo", disse o professor, cujo estudo foi publicado no periódico Society for Personality and Social Psychology.

"Por outras palavras, medidas e resultados eleitorais estão sendo cada vez mais o fruto daqueles que querem mais, mas querem dar menos".

Para Hatemi é crucial encontrar formas de aumentar a interação com a esfera política entre um eleitorado o mais diversificado possível.

"Democracias bem-sucedidas requerem confiança nas instituições, funcionalidade e envolvimento no processo democrático", concluiu o professor.

Notícias ao Minuto

 

Da Editoria

SINAIS DE QUE UMA PESSOA É NARCISISTA

Quando uma pessoa se mostra muito segura de si e cultuando a si mesma com bastante entusiasmo é comum dizer que esta é uma pessoa narcisista. O termo vem da mitologia grega. Narciso era um jovem belo, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Segundo a mitologia, Narciso se apaixonou por sua própria beleza ao vê-la refletida no lago. Daí vem o termo narcisista. 

Mas, afinal o que é narcisismo? Como identificar uma pessoa narcisista? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura. 

O que é narcisismo? 

O excesso de apreço e o culto a si mesmo é denominado “narcisismo”, que frente à psicanálise é um traço fundamental na formação do ser humano, sendo necessário para constituição do amor próprio, para confirmação e sustentação da autoestima. No entanto, como tudo, o exagero pode ser sinal de alguma falha. É preciso ficar atento aos sinais para que não seja um sinal vermelho na sua vida pessoal ou profissional.

Popularmente, tem-se a impressão que o culto ao ego é algo exclusivamente ligado a pessoas da alta sociedade ou que ocupam grandes posições, exibindo suas conquistas e posses de forma esnobe. Porém, nenhum grupo está isento da presença dessas pessoas. O narcisismo está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar e muito provavelmente é o culpado pela sensação de infelicidade: é da natureza do narcisista ridicularizar ou menosprezar para que possa sempre estar em uma posição melhor, ou para que seja mais bem visto. 

Também é comum vê-lo buscar a caridade ou a previsibilidade para que possa se antecipar e “ganhar o jogo”. As pessoas narcisistas têm insatisfação crônica já que nada atinge sua expectativa ideal, ou seja, nada nunca é suficiente.

Quais os sinais de uma pessoa narcisista? 

Desde o nascimento, todos possuem algum nível de narcisismo, no entanto, a patologia existe apenas depois de determinado nível, sendo ainda nesta fase saudável. É aí que surge a dúvida: qual o limite entre o saudável e o patológico? Para responder tal questão veja os tópicos abaixo: 

1 – A liderança 

Narcisistas precisam exercer posições de domínio para alimentarem seus egos. No entanto, à medida que “mandam” nos demais, já que possuem facilidade para tal, negligenciam as necessidades de seus subordinados. As junções desses itens os tornam maus chefes, apesar de achar o contrário. Narcisistas não são bons líderes e confundem liderança com autoritarismo. 

2 – Centro das atenções

Pessoas narcisistas são sociáveis e comunicativas e estabelecem suas relações de forma a chamar muita atenção das pessoas que estão à sua volta, gostam de ter os holofotes voltados para si. Nem sempre todos veem essas pessoas de uma boa forma, já que estão sempre em evidência.

3 – Excentricidade

Narcisistas dão atenção excessiva ao estereótipo. Nesse âmbito, se preocupam excessivamente com roupas e acessórios, chegando muitas vezes a ser ostensivos. São interpretados pelos que os veem como pessoas diferentes e ousadas.

4 – Vaidade

Um excessivo culto ao corpo existe por parte dessas pessoas. Esse ponto é valorado por serem sedutores naturais e tendem sempre a se direcionar para isso. É comum ver narcisistas exagerarem ao fazerem atividades físicas na busca de uma perfeição, que, muitas vezes, nunca alcançam, pois sempre querem mais.

5 – Relacionamentos amorosos

Os narcisistas tratam seus parceiros como grandes conquistas, exibindo-os como troféus para que o mundo possa ver como são amados e queridos. Essa necessidade de aparecer também é expressa constantemente dentro dos próprios relacionamentos, onde possuem a necessidade constante de demonstrar sempre aos parceiros o interesse existente dos outros por si, e que podem a qualquer momento traí-los.

6 – Autovalorização

Com frequência, na busca de autovalorização ferem e distorcem a imagem dos que estão a sua volta na tentativa de que a sua própria imagem, num comparativo, possa ficar melhor. Quando estão rodeados por pessoas mais importantes, tendem a desvalorizá-las, manchando suas imagens, para que de uma forma, até mesmo ilusória, fiquem melhor frente aos demais.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News