19/04/2024 19:23:48

Especial
12/07/2020 21:00:00

Ato Civil “Luto por Bebedouro” cobra providências na Braskem no bairro


Ato Civil “Luto por Bebedouro” cobra providências na Braskem no bairro

Centenas de pessoas compareceram ao ato civil realizado na manhã desta sexta-feira (10), no bairro de Bebedouro, um dos bairros atingidos pelo afundamento do solo em Maceió.

Entre os grupos presentes, estavam o Luto por Bebedouro. Entre as reivindicações dos manifestantes estão a maior celeridade da Braskem e da Defesa Civil para prestar assistência aos moradores do bairro e também a imediata inserção do bairro na zona de criticidade 00, de urgente evacuação.

O líder do grupo Luto por Bebedouro, o advogado Israel Lessa, destacou a importância do ato e lamentou a negligência da mineradora Braskem.

“Isso demonstra que o povo de Bebedouro está clamando por justiça. Minha família vive aqui desde 1935. Árvores e o muro de mais de 40 metros caiu sendo precedido de um estalo. Eu tenho percorrido o bairro e constatado milhares de residências danificadas e essas pessoas não estão tendo nenhum tipo de assistência. A Braskem formalizou uma junta técnica que disponibilizou um número para os moradores ligarem, mas as visitas estão sendo agendadas para setembro. A gente cobra o governador, o prefeito e os Ministérios Público Estadual e Federal porque tem pessoas aqui que estão morrendo com medo de que possa abrir um buraco a qualquer momento”, disse.

Lessa explicou ainda que entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) colhendo um abaixo-assinado com o objetivo de solicitar uma Audiência para os moradores. O movimento destacou também a importância da evacuação imediata dos moradores do bairro.

“É dramático. A comunidade aqui tem uma grande quantidade de idosos. O abrigo dos idosos, Luiza de Marilac, está passando por uma situação muito difícil. O prédio que abriga quase 50 idosas apresenta várias rachaduras. Estão surgindo do chão materiais que parecem sal e já foi denunciado à Defesa Civil e cinco minas da Braskem estão perdidas no bairro e até hoje eles mesmo não sabem onde estão. Eles querem que a gente saia de casa e não estão dando nenhuma condição para isso. Estão oferecendo 5 mil reais para o morador sair do bairro, mas como evacuar uma casa somente com esse valor?”, refletiu.

O próximo ato público do Luto por Bebedouro ainda não tem data prevista, mas a organização afirmou que um novo ato deve ser realizado em breve.

Repórter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News