29/03/2024 08:13:31

Alagoas
11/07/2020 11:00:00

Pandemia faz setor de serviços de AL registrar a maior retração do País

Em maio, serviços prestados aos consumidores no Estado recuaram quase 35%; dados são do IBGE


Pandemia faz setor de serviços de AL registrar a maior retração do País

A pandemia do novo coronavírus, que provocou o fechamento de setores da economia considerado não essenciais, fez os serviços prestados aos consumidores alagoanos registrarem uma retração de 34,8% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior queda do País, de acordo com o levantamento.

A pesquisa revela que o setor de serviços do Nordeste foi a região mais atingida pela pela pandemia em maio. Depois de Alagoas, o Ceará aparece em segundo lugar do ranking negativo, com uma retração de 29,9%, seguido do Piauí (-29,3%), Pernambuco (-29,3%), Rio Grande do Norte (-29,3%) e Bahia (-27,2%).

Na comparação com o mês anterior, o setor de serviços de Alagoas registrou retração de 2,8% - a quarta maior do País - atrás apenas do Distrito Federal, que teve a maior queda, com 13,9%, Piauí (-3,6%) e Pará (-3,2%). Com o resultado de maio, o setor de serviços de Alagoas acumula uma queda de 15% - a terceira maior do País - nos cinco primeiros meses do ano. 

O levantamento do IBGE mostra aina que a receita nominal do setor de serviços do Estado recuou 32,4% em maio, na comparação com maio de 2019, e 1,8% na comparação com o mês anterior. NO acumulado do ano, a receita nominal alagoana registra uma retração de 14,7%.

Em todo o País, o setor de serviços recuou 19,5% em maio, na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação com abril, a queda foi de 0,9%. No acumulado do ano, o setor registra retração de 7,6%.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News