19/04/2024 07:36:39

Saúde
15/02/2020 08:00:00

Casos de pré-diabetes exigem atenção, alerta endocrinologista


Casos de pré-diabetes exigem atenção, alerta endocrinologista

A entrevista desta quarta-feira (12) responde a dúvida de um ouvinte sobre pré-diabetes e alimentação. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Para falar mais sobre o assunto, Ediléia Martins conversou com o endócrino e membro da SBD, Fernando Valente. 

Qual a diferença entre uma pessoa com pré-diabetes e outra que já tem diabetes? "A gente diz que a pessoa tem diabetes quando o pâncreas dela não consegue produzir insulina suficiente ou essa insulina não consegue agir controlando os níveis de açúcar no sangue. Aí o nível de açúcar no sangue fica mais alto e pode levar a algumas complicações. Quando a gente come esse alimento é transformado em energia para o nosso corpo e essa energia é incorporada a partir desse hormônio chamado insulina. O estado de pré-diabetes é um estado em que o açúcar no sangue já não está na quantidade normal, é um estágio intermediário. Quem tem pré-diabetes tem mais risco de desenvolver diabetes", explica o médico.

Segundo ele, o pré-diabetes não é uma pré-doença mas pode levar a algumas complicações e precisa, portanto, de atenção. Além do que, nesse estado, a pessoa ou está acima do peso, ou tem mais gordura concentrada na barriga. "É possível que ela tenha também o nível de pressão arterial mais alto, o nível de colesterol mais elevado entre outras doenças ligadas a diabetes", complementa Fernando que comenta ainda que 90% das pessoas tem diabetes tipo 2, adquirida já na fase adulta.

Na entrevista, ele fala mais sobre os cuidados com a alimentação como evitar refrigerantes - zero e convencional - e alimentos ultraprocessados. O médico recomenda ainda evitar o excesso de calorias. 

Agência Brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News