26/04/2024 01:23:17

Alagoas
16/08/2019 19:30:00

Presidente da OAB nacional dará palestra no Prêmio Alagoas de Direitos Humanos


Presidente da OAB nacional dará palestra no Prêmio Alagoas de Direitos Humanos
Felipe Santa Cruz - OAB Nacional
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, convidou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, para ser o palestrante do Prêmio Alagoas de Direitos Humanos, que acontece no dia 06 de dezembro. Maria está em Brasília esta semana para agendas de articulação de projetos da Semudh, dentre elas, o encontro com o presidente da entidade.
 
O prêmio, em sua segunda edição, faz parte da programação da Semana Estadual dos Direitos Humanos, que comemora os 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A premiação vai homenagear a companheira da vereadora Marielle Franco, a arquiteta Mônica Benício, pela incessante luta por justiça no caso do assassinato brutal de Marielle e seu motorista, crime que repercutiu no mundo inteiro e ainda não foi solucionado. Na categoria estadual, o homenageado é o padre Manoel Henrique, ativista social que se destaca pela luta em prol dos direitos humanos.
 
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, vem a Maceió para falar sobre os direitos humanos e os riscos de retrocessos em tempos de instabilidade política. Para a secretária Maria Silva, cabe a todas as entidades que defendem os direitos humanos no país se manifestarem em favor desses direitos e das pessoas que estão sofrendo vários tipos de violências justamente por quem deveria dar o maior exemplo de proteção à vida e à constituição federal.
 
“Felipe Santa Cruz tem um passado de luta e de enfrentamento às violações dos direitos, e um pai que deu a própria vida pela democracia. Não podemos permitir que destruam a memória dos nossos companheiros que enfrentaram o regime militar com a coragem e, muitos deles, com a própria vida”, afirmou a secretária.
 
De iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a premiação visa promover os direitos humanos e disseminar uma cultura de paz por meio das ações de diversos atores sociais, sejam eles autarquias, órgãos da administração pública, ONGs ou mesmo pessoas físicas e jurídicas que combatem o desrespeito aos direitos humanos nas mais diversas esferas e áreas de atuação.
 
O evento teve sua primeira edição em dezembro de 2018 e trouxe a Maceió o jornalista Caco Barcellos, premiado na categoria nacional, além de homenagear o médico Hemerson Casado, ativista da saúde conhecido pela luta em prol do tratamento gratuito a pessoas portadoras de Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA, doença do sistema nervoso que afeta as funções físicas e enfraquece os músculos.
 
A major Márcia Danielli, comandante da Patrulha Maria da Penha em Alagoas, a coordenadora em Alagoas do Programa Mulheres Mil, Luiza Jaborandi, e o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, parlamentar que tem os direitos humanos como seu eixo principal de atuação, também receberam reconhecimento na primeira edição.
(Assessoria)
 
Melhor Notícia


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News