18/04/2024 22:58:18

Alagoas
16/05/2019 08:15:00

Ex-prefeito de Santana do Mundaú é absolvido pela Justiça Federal


Ex-prefeito de Santana do Mundaú é absolvido pela Justiça Federal
Eloi da Silva (E) e seu filho o advogado José Elson da Silva

O ex-prefeito Eloi da Silva (75 anos) de Santana do Mundaú foi absolvido pela Justiça Federal acusado de improbidade administrativa (Processo 0002327-36.2016.4.05.800) em audiência realizada no ultimo dia 10 de abril no Fórum da Justiça Federal (Subseção Judiciária de União dos Palmares) pelo Juiz Federal Dr. Rosmar Antonino Rodrigues de Alencar com a participação do Representante do Ministério Publico Dr. Marcelo Jatobá Lobo.

Funcionaram como defensores do ex-mandatário os advogados Rivaldo Rodrigues de Melo, Paulo Roberto Alves Cavalcante e José Elson da Silva (filho do 'seu' Loia como é conhecido o até então réu. O MP ofereceu suas alegações finais oralmente, opinando pela absolvição do réu.

 Na sentença o Magistrado exarou o seguinte despacho: 'Adoro, como razões de decidir, os argumentos proferidos pelo Douto Membro do Ministério Público Federal, salientando qe o contexto probatório é permeado pela incerteza probatória (ausência de prova testemunhal) e insuficiência de elementos que evidenciem o dolo (elemento subjetivo) para o fim de configurar o delito no art. 1º, inciso V do Decreto-Lei 201/1967. Diante do exposto - em mais o que dos autos consta - julgo improcedente o pedido condenatório, para absolver o réu Eloi da Silva, com fundamento no art. 386, VII, do CPC'.

Quem é Eloi da Silva.

Ex-comerciante e atualmente plantador de laranjas, 'Seu' Loia detém um curriculum invejável no mundo politico: Foi em 2001 para o mandato até 2004, sendo que assumiu substituindo o prefeito em 15 de maio de 2002 cargo que ocupou até 12 de Maio 06 de junho do mesmo ano. Voltou a assumir a prefeitura em 21 de agosto de 2002 onde exerceu novamente a função durante sete meses.

Se reelegeu prefeito com maioria esmagadora em 2008 para o mandato 2008 a 2012. Foi afastado do cargo em 30 de setembro de 2010, oportunidade em que o seu então vice prefeito assuou o restante do mandato até 31 de dezembro de 2012.

Foi inscrito no PSC quando foi eleito vice-prefeito. pelo PTB quando foi eleito em 2004 desta feira como prefeito e novamente pelo PSC em 2008.

De ilibada reputação moral 'seu' Loia é pessoa bastante querida em toda região e as vezes em que assumiu as rédeas do município (um dos maiores produtores de laranja-lima do Nordeste), a 110 km. de Maceió na divisa de Alagoas com Pernambuco no extremo Norte do Estado realizou obras importantes na recuperação e construção de novas estradas para escoar a produção, na edução modernizou o sistema educacional. Nos últimos meses do sua gestão interrompida bruscamente e tida como todos como injustiça, enfrentou uma epidemia de esquistossomose e quando faltou a ajuda federal, geriu a saudê com os recursos próprios da municipalidade.

 As acusações

A CGU realizou uma inspeção na Prefeitura no ano de 2011 e em seu relatório afirmou que 1alguns esquipamentos não poderiam ter sido pagos com recursos oriundos do Programa FUNDEB. Entre os bens adquiridos con stam dois veiculos: uma Ford Ranger anos 2009 e Fiat Uno ano 2009. Também foram realizadas compras de material de construção, limpeza, papelaria e outros. Os carros foram utilizados pela Secretaria de Educação do municipio de forme exclusiva. A Ranger orestou serviços a outras secretgarias quando dispunha de tempo, pois a região é de dificil acesso principalmente no inverno que requer um carro com tração extra.

O ponto de vista de 'seu' Loia

Arguido pela reportagem da Agência Tribuna União, o ex-prefeito respondeu que não tem mais pretensões politicas devido a dois fatores: sua idade já avançada e o mal de saudê que o aflige de soluçar constantemente (herdada da decepção de ter sido afastado do cargo).

 

Da Redação



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News