18/04/2024 06:50:19

Governo
06/03/2019 10:00:00

Prefeitura de Maceió irá se engajar no Programa Moradia Legal


Prefeitura de Maceió irá se engajar no Programa Moradia Legal

Programa Moradia Legal, realizado desde 2013 pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, agora terá a participação da prefeitura de Maceió. O programa vinha sendo realizado em parceria com diversas prefeituras alagoanas, com Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL) e o Governo do Estado.

Segundo dados divulgados pela assessoria da prefeitura da capital, cerca de 80% dos imóveis da cidade estão sem regularização, o que levou a Secretaria Municipal de Economia (Semec) a demonstrar interesse em participar do programa.

Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária, destacou que a parceria irá auxiliar na manutenção do sistema de cadastro imobiliário do município. “O programa irá nos ajudar no processo de atualização de dados cadastrais e minimizar problemas quanto à inconsistências no nosso sistema, que possam advir das divergências referentes à titularidade dos imóveis”, salientou França.

O programa Moradia Legal é dividido em etapas, por biênios. Entre 2019-2020 será a quarta etapa do programa. O Moradia Legal vem buscando ampliar os trabalhos para as principais cidades do Estado e a capital alagoana é essencial para essa meta.

O principal objetivo é regularizar a situação dos registros de imóveis nas cidades. Segundo o juiz e coordenador do programa, Carlos Cavalcanti, o principal objetivo é materializar a posse das pessoas, atingindo principalmente a camada menos favorecida da população, que não precisa pagar os valores envolvidos para registrar um imóvel.

“Regularizamos, nas outras etapas, mais de 38 mil imóveis em todo o estado, dando a essas pessoas segurança jurídica de que aquela casa é realmente sua. Isso traz dignidade à pessoa beneficiada, além de garantir direitos para si e para seus herdeiros. E na maioria dos casos as pessoas que não têm esse registro são as que estão em situação de vulnerabilidade, o que dificultaria pagar todos os encargos do processo de registro de imóveis”, destacou o juiz Carlos Cavalcanti.

A previsão é que ainda em março, os trâmites legais sejam encaminhados para efetivação da participação da Prefeitura de Maceió no programa.

Fonte: Tribuna Hoje com Assessoria


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News