28/03/2024 18:25:21

Política
18/01/2019 18:00:00

Arthur Lira tenta levar eleição na Câmara para 2° turno


Arthur Lira tenta levar eleição na Câmara para 2° turno
Deputado Arthur Lira

Faltando apenas duas semanas para a eleição da mesa da Câmara Federal, apenas um deputado alagoano segue com chances de incomodar o atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O deputado Arthur Lira (PP-AL), reconduzido na última semana à liderança da bancada do seu partido, lidera a formação de um bloco de oposição a Maia. Seu maior objetivo, segundo Lauro Jardim, colunista de O Globo, seria levar a eleição para o segundo turno.

Nessa hipótese, Lira teria chances, mesmo com uma eventual vitória de Maia, de garantir um espaço maior para o PP e outros partidos de oposição na Mesa Diretora e nas outras comissões, especialmente a CCJ.

Arthur Lira tenta reunir, além do PP, com 37 deputados, partidos de centro ou de oposição, a exemplo do PT (56), PP, MDB (34), PSB (32), PDT (28), PTB (10), PC do B (9) e PSC (8). Essa soma daria 214 deputados.

Essa semana, no entanto, ele sofreu um revés. A presidente do PCdoB, Luciana Santos (PE), afirmou nessa terça-feira (15) que o partido prefere apoiar a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) a presidente da Câmara dos Deputados.

O eventual apoio a Maia ainda depende de conversas com dirigentes de PSB e PDT – que também podem apoiar sua reeleição. Se isso ocorrer, o bloco coordenado pro Arthur Lira será desfeito. Por enquanto ele não jogou a toalha: “Estamos trabalhando, ainda não tem nada definido”, disse a O Antagonista.

Correndo por fora

Primeiro a se lançar na disputa pela presidência da Câmara, o deputado JHC (PSB-AL), visivelmente perdeu fôlego no jogo tradicional – as conversas com as bancadas e dirigentes de partidos.

O parlamentar alagoano, no entanto, segue como candidato independente e usa as redes sociais como ferramenta para conquistar principalmente os novos deputados. Se tiver o mesmo desempenho que conseguiu com o eleitorado alagoano, pode surpreender.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News