20/04/2024 10:38:57

Especial
30/11/2018 09:00:00

Adubação verde diminui uso de defensivos agrícolas na cultura do milho


Adubação verde diminui uso de defensivos agrícolas na cultura do milho
Ilustração

Segundo um estudo divulgado hoje (28), realizado pela agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a adubação verde – prática de se adicionar leguminosas à terra para enriquecê-la com nutrientes – melhora o solo e diminui os danos causados por pragas na cultura do milho, o que reduziria a utilização de agroquímicos e eliminaria a necessidade de se fazer a adubação química e correção do solo.

“No estudo houve um aumento do Ph do solo de 5,6 para 6,0 quando usamos o feijão-de-porco, feijão-mungo e feijão caupi. Isto indica uma melhoria do solo e dispensa o uso de corretivos da acidez, uma vez que o adubo verde já corrigiu”, explicou em nota Edmilson Jose Ambrosano, pesquisador da Apta.

Realizados no polo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios do Centro-Sul, em Piracicaba (SP), os estudos foram feitos com cultivos de adubos verdes em sistemas de plantio direto. A prática influenciou nas características químicas do solo, favorecendo no aumento dos teores de micronutrientes, como o zinco.

Segundo ele, a adubação verde promove primeiramente um equilíbrio sobre os insetos e doenças e, no longo prazo, também melhora o equilíbrio do solo; “sendo assim, a prática traz sustentabilidade ao cultivo, dispensando o uso de agroquímicos e adubos químicos”.

Segundo a pesquisa, o milho orgânico que recebeu o tratamento de adubação verde, em rotação com leguminosas, não precisou de adubação com composto e adubo químicos.

“A adubação verde no milho contribui com a sustentabilidade, a partir do momento em que diminui o ataque de pragas e melhora a fertilidade do solo”, concluiu Ambrosano.

https://brasil.efeagro.com 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News