24/04/2024 01:02:35

Saúde
25/08/2018 14:00:00

Alterações na coloração da urina podem revelar problemas de saúde; veja quais


Alterações na coloração da urina podem revelar problemas de saúde; veja quais
Ilustração

A urina é uma mistura de líquidos do corpo que elimina o excesso de água e sais minerais do corpo. Segundo o urologista Roberto Vaz Juliano, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, o xixi é um reflexo do corpo, mostrando o nível de hidratação, sendo o amarelo claro bem hidratado e o amarelo bem escuro, pouco hidratado. Quando o quadro significa doença, as mudanças na urina são recorrentes e podem vir acompanhadas de sintomas como hipertensão e inchaço.

O médico explica que, normalmente, as pessoas urinam 600 ml por dia, sendo uma média de seis vezes ao dia, com intervalos de quatro horas. Se a pessoa for ao banheiro com menos frequência, ou urinar até 300 ml por dia, pode significar desidratação ou falência renal. Já o caso contrário, indo mais vezes ao banheiro, pode significar excesso de líquido, diabetes, problemas de próstata, infecção urinária ou incontinência urinária.

Há também a possibilidade da diabetes insípida, na qual a pessoa tem sede e vontade de urinar excessivas, pois o rim não consegue reter adequadamente a água que é filtrada. O urologista ressalta que ao notar qualquer anormalidade na urina recorrente, a pessoa deve procurar um médico para fazer o diagnóstico do problema.

A cor da urina pode variar conforme a dieta e o uso de alguns remédios. "A urina laranja, esverdeada ou azulada pode ser resultado de corantes ou substâncias medicamentosas. Se a pessoa come bastante cenoura, beterraba e ingere bastante vitamina do complexo B, em especial a B12, a coloração do xixi pode mudar para eliminar alguns pigmentos", explica o urologista. O médico recomenda que o ideal é ter a urina mais para a água do que para um amarelo ovo.

O urologista afirma que, quando a urina tem cor parecida com a de chá ou refrigerante, pode significar sangramentos, lesões musculares, que liberam pigmentação escura na urina, desidratação e falência renal. A urina vermelha pode representar sangramento, coágulos e pedras nos rins. O sangue e coágulos na urina, eventualmente, podem significar também leucemia e tumores nos rins ou na bexiga. Pacientes que tiverem pedras nos rins são recomendados a beber muita água, de maneira a dissolver os cristais e eliminá-los por meio da urina.

A coloração esverdeada ou azulada da urina pode ser também por infecção da bactéria Pseudomonas, presentes tanto no solo, como na água, favorecidas por locais úmidos, como banheiros, e até mesmo nas axilas ou genitais de pessoas saudáveis. A urina muito amarela pode significar a eliminação do ácido biliar, produzido pelo fígado.

A alteração da cor da urina não é o único alerta de saúde. O odor e o aspecto da urina podem também ser indicadores. O médico explica que a urina tem seu odor característico e natural. Mas, se o cheiro for adocicado, pode significar problemas, como o diabetes, por eliminação do açúcar pelo xixi. Já o cheiro forte e cetônico na urina pode ser provocado por jejum prolongado.

Pessoas com problemas renais e nefropatia diabética — quando o descontrole do diabetes afeta os rins, podendo necessitar, em casos graves, até de diálise — podem apresentar urina com espuma, o que significa perda de proteína, já que os rins ficam incapacitados de filtrar algumas substâncias para o organismo, sendo eliminadas pelo xixi. A urina gordurosa, ou com manifestação leitosa, em alguns casos, pode aparecer quando há alta ingestão de gordura, alta ingestão de vitamina D, ou por problemas metabólicos, como o a má absorção de gordura pelo intestino, sendo expelida por meio do líquido.

A urina dos homens, algumas vezes, pode parecer ter cheiro mais forte que a das mulheres. O médico afirma que não há nenhuma comprovação que isso esteja relacionado ao gênero, mas pelo fato de homens se exercitarem mais, suando mais, o que torna o xixi mais concentrado, tornando o odor um pouco mais forte.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News