26/04/2024 22:37:08

Educação
20/08/2018 20:36:00

Missão Garatéa abre inscrições para projetos de estudantes brasileiros


Missão Garatéa abre inscrições para projetos de estudantes brasileiros
Ilustração

Estudantes brasileiros de 12 a 16 anos já podem se inscrever para o Missão Garatéa, consórcio nacional que prepara alunos de escolas públicas e particulares do país para participar do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), concurso do governo norte-americano que selecionará um experimento para voar junto com os astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS), em 2019.

As inscrições, que são ilimitadas por colégio, devem ser submetidas até 28 de agosto. A taxa de participação para escolas públicas é de R$ 150. Para instituições de ensino particulares, R$ 800.

Leia mais:
+NASA anuncia os astronautas que voarão em naves da SpaceX e da Boeing
+ Esse é um quarto da Estação Espacial Internacional

Essa é a segunda edição do programa Garatéa ISS. A primeira participação brasileira no programa norte-americano ocorreu no ano passado, o que culminou com o envio para o espaço de um experimento de alunos do Colégio Dante Alighieri, EMEF Perimetral e do Projeto Âncora.

Na ocasião, os alunos das instituições quiseram verificar as condições do endurecimento do cimento misturado no plástico verde em ambiente de microgravidade.

O projeto deles embarcou em um foguete da SpaceX no dia 29 de junho rumo à Estação Espacial Internacional e retornou à Terra em 3 de agosto para posterior avaliação de resultados.

"Quando era pequeno, eu desejava trabalhar no espaço”, afirma o engenheiro espacial Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa. “Algumas experiências que vivi foram fundamentais para que eu pudesse seguir este caminho. Por isso, poder proporcionar a jovens experiências como essa é uma espécie de missão para mim. Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um vetor importante para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país", completa.

Uma vez inscritos, os grupos dos colégios serão capacitados a desenvolver seus experimentos ao longo de nove semanas.

No início de dezembro, os três dos melhores projetos serão selecionados em uma classificatória com parceiros norte-americanos. Por fim, a NASA escolherá um experimento finalista para ser lançado entre maio a agosto de 2019.

Mais informações sobre o programa Missão Garatéa estão no site do projeto, que é parceiro da GALILEU na realização da 1ª Gincana Galileu de Astronomia.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News