25/04/2024 17:08:39

Eleição 2018
08/08/2018 09:30:00

Candidato com ELA quer defender pacientes com doenças raras, no Congresso


Candidato com ELA quer defender pacientes com doenças raras, no Congresso
Hemerson Casado

O cirurgião cardíaco Hemerson Casado Gama oficializou no último domingo (5) a sua candidatura para disputar uma vaga para deputado federal pelo Progressistas (PP), em Alagoas. Com isso, o médico se torna o primeiro portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no país a disputar, pela segunda vez, um cargo na Câmara Federal.

Hemerson Casado quer levar à Câmara Federal pautas que visem o avanço de pesquisas científicas em doenças raras e degenerativas, como a ELA, com o objetivo de oferecer aos portadores destas doenças melhor qualidade de vida. Desde que foi diagnosticado em 2012, ele tem lutado incansavelmente para levar tratamento e informação aos pacientes e seus familiares no estado de Alagoas.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o alagoano Marco Fireman considera que a candidatura do doutor Hemerson Casado traz esperança não só aos portadores como às suas famílias.“Hemerson é um guerreiro da causa nobre. Um médico muito bem preparado que foi acometido pela ELA, perdeu todos os seus movimentos, mas que a força de luta pela cura das doenças degenerativas está presente na vida dele. É importante que sua voz se faça presente na câmara para representar essas pessoas e lutar por melhores tratamentos”, defendeu Fireman.

Atuação proativa

Mesmo sem ocupar cargos políticos, Hemerson Casado foi responsável por conseguir investimentos milionários para os avanços em pesquisas sobre doenças raras, por meio de parcerias com entidades governamentais do Brasil e do mundo. Outro projeto idealizado por ele, capaz de mudar a realidade de Alagoas, foi a construção de um Polo de Biotecnologia e Saúde, do qual centralizariam quatro pilares: hospital de Doenças Raras, Centro de Reabilitação, Polo de Pequisa e Condomínio Industrial para Fármacos. Este projeto, no entanto, nunca saiu do papel por falta de investimento.

Mas é dentro da política que ele acredita ser capaz de conseguir muito mais, levando à sociedade princípios como esperança, honestidade, transparência e trabalho. “Entendo que a política é o maior e melhor meio de transformação social de um povo. Sempre servi ao povo alagoano como médico, mas como deputado federal eu vou fazer muito mais”, expõe.

Ele explica que apesar de ter sido acometido pela ELA e perder seus movimentos, isto não o impossibilita de representar a sociedade e responder aos seus anseios.“A doença que eu tenho não afeta a minha visão, audição e raciocínio. Afetou a minha fala, mas com o meu computador posso conquistar o mundo. Eu ainda tenho de sobra educação, apoio familiar, honestidade e uma fé inabalável para me sustentar nas horas mais sombrias da vida política”, declara o médico que hoje se comunica por meio de um programa chamado “Tobbi”, através da leitura ocular em um computador.

diário popular - davi soares



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News