28/03/2024 13:51:46

Alagoas
17/07/2018 08:31:00

300 estudantes de escolas públicas participam de palestra sobre a importância das eleições

Atividade foi promovida pelo PCJE, nesta segunda-feira (16), na sede da Esmal


300 estudantes de escolas públicas participam de palestra sobre a importância das eleições
Dr. Anderson Passos é Juiz da 3ª Vara de Justiça de União dos Palmares

http://www.esmal.tjal.jus.br

De acordo com um levantamento realizado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), desde a última eleição, houve uma queda no número de eleitores com idade entre 16 e 18 anos em Alagoas. No ano de 2016, eram 62.391. Em 2018, o total é de 45.633. Para estimular o desenvolvimento de uma consciência política e apontar a necessidade do exercício da cidadania, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) reuniu 300 estudantes de escolas públicas, na tarde desta segunda-feira (16), na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), para debater sobre o processo eleitoral no Brasil.

Aos 17 anos, Carlos Daniel da Costa Lopes, aluno da Escola Estadual Theonilo Gama, não entendia como funcionava o voto facultativo e outras regras que regem as eleições no país. “Foi muito interessante para abrir a nossa mente, mostrar a responsabilidade que nós temos quando começamos a votar. Essa é a primeira vez que participo de uma palestra sobre eleição e agora posso escolher com mais certeza quem vai me representar”, afirmou o adolescente.

O juiz Anderson Passos, coordenador do PCJE, foi o responsável por ministrar a palestra e apresentou um breve resumo da história da democracia e a origem do processo eleitoral, comentou sobre a realidade brasileira e também falou acerca dos problemas que envolvem desde a compra de votos até os boatos eleitorais sobre votos nulos e brancos.

“Nós discutimos hoje a questão da consciência política, mostrando para eles que a participação dos jovens é imprescindível para o nosso país. Afinal, todos nós fazemos política todos os dias, e os adolescentes precisam entender que se engajar politicamente é um dos modos mais eficientes para que suas opiniões sejam ouvidas”, explicou o magistrado.

Participaram da palestra os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio das escolas municipais Antídio Vieira, João Sampaio, e Haroldo da Costa, e das escolas estaduais Maria das Graças e Theonilo Gama.

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News