28/03/2024 10:59:38

Governo
24/06/2018 20:27:00

Governador anuncia construção de CISPs do tipo 3 em Maceió e Arapiraca


Governador anuncia construção de CISPs do tipo 3 em Maceió e Arapiraca
Governador Renan Filho

O governador Renan Filho anunciou, no início da tarde deste sábado (23), durante a inauguração das novas instalações do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), no Vergel do Lago, que o Estado se prepara para dar início à construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) do tipo 3. Em um formato ainda maior, os CISPs do tipo 3 vão integrar as polícias Civil e Militar com o Corpo de Bombeiros e serão instalados inicialmente em Maceió e Arapiraca.

“Ainda vamos concluir as discussões com as corporações para a construção dos CISPs do tipo 3. Estamos com uma ideia inicial, mas a meta é integrar também o Corpo de Bombeiros no mesmo espaço com a Polícia Civil e a Militar, dando uma nova roupagem aos equipamentos e garantindo melhores condições de trabalho para os policiais”, revelou o governador, que anunciou também a reconstrução, em breve, do Comando Geral da Polícia Militar, em Maceió.

Atualmente, Alagoas conta com 14 CISPs do tipo 1 em funcionamento. Outros seis estão em construção, sendo dois do tipo 2, nas cidades de Pilar e Teotônio Vilela.

“Também estamos revitalizando todas as estruturas da Segurança Pública em Alagoas. Só este ano, vamos investir mais de R$ 60 milhões. Na capital, nos últimos meses, nós inauguramos o novo Instituto Médico Legal, a sede totalmente reconstruída da Radiopatrulha, a delegacia de homicídios e de narcóticos – um complexo de referência o Brasil; e estamos hoje aqui entregando o prédio do 1º Batalhão totalmente revitalizado”, disse Renan Filho, recordando que a cobertura da antiga unidade era de sapé, o que elevava os riscos de incêndio.

“Revitalizamos o 1º Batalhão da Polícia Militar numa área que precisa sempre de atenção do poder público. Maceió é uma cidade com muitas necessidades, mas essa parte baixa da orla lagunar está precisando, cada vez mais, de um olhar especial. Como governador de Alagoas, estou buscando estruturar todos os equipamentos que temos por aqui.

Recentemente, inauguramos a reconstrução de um escola aqui no bairro do Vergel, entregamos um novo ginásio e estamos estudando formas de colaborar ainda mais com o desenvolvimento urbano dessa região e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou o governador.

Foram investidos na reconstrução do 1º BPM recursos dos cofres estaduais no valor de R$ 503.885,60. O prédio recebeu melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas. A unidade conta com um auditório para 60 pessoas, salas do comandante e subcomandante, de setores administrativos e alojamentos totalmente climatizados. O imóvel também recebeu novo piso, forro de pvc e telhado ecológico.

O 1º BPM fica responsável pelo policiamento ostensivo de 14 bairros da capital. Com a reforma, os militares que o integram voltam a ter como base o prédio localizado na Avenida Senador Rui Palmeira, às margens da Lagoa Mundaú. O Batalhão funcionava, provisoriamente, num imóvel localizado no bairro do Poço.

Ainda durante a solenidade, foram entregues as chaves da nova viatura da Base Comunitária da PM ao comandante do 1º BPM, tenente-coronel Aloísio Nunes. O comandante em exercício da Polícia Militar de Alagoas, coronel Wilson da Silva, destacou a importância dos investimentos recentes em Segurança Pública.

“Teremos na próxima semana a entrega de dois novos batalhões no interior do Estado. Hoje, o policial que vai pra rua tem a sua arma e o seu colete. As nossas viaturas estão em condições de rodar tranquilamente e são substituídas a cada dois anos. Até pouco tempo atrás, o policial tinha que andar empurrando o veículo nas ruas para cumprir a sua missão”, recordou o militar.

Histórico

O 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado após o sucesso da experiência do policiamento exercido por duplas, conhecido como Cosme e Damião, lançado pelo coronel Cícero Malaquias de Oliveira no início da década de 1960. Primeiro, foi criada uma companhia de policiamento ostensivo que teve como comandante o capitão Humberto Correia Pinho.

Já em setembro de 1966, a companhia deu lugar a um batalhão constituído de duas companhias de Policiamento Ostensivo. Com o Decreto nº 3060, publicado no Diário Oficial de 24 de março de 1977, o Batalhão de Policiamento ostensivo foi transformado no atual 1º BPM, recebendo a denominação de Batalhão Coronel Adauto Gomes.

Com a transformação, a unidade recebeu a incumbência do Policiamento Ostensivo da Capital, cuja responsabilidade inclui o policiamento a pé e motorizado através dos destacamentos policiais nos diversos distritos da capital. Atualmente, o batalhão é comandando tenente-coronel Aloísio Nunes.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o secretário adjunto de Segurança Pública, Acácio Júnior; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Adriano Amaral; o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva; dentre outras autoridades. Do todo segundo



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News