25/04/2024 02:30:44

Especial
26/05/2018 18:30:00

Maceió acima da média nacional em casos positivos de HIV


Maceió acima da média nacional em casos positivos de HIV

tribuna hoje

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), em Maceió revelou um dado preocupante para a saúde pública: uma incidência que chega a quase 10% de casos positivos para HIV, a cada 100 pacientes que são submetidos ao teste. O número está muito acima da média de infecção da população em geral, que gira em torno de 0,4 a 0,5%.

O psicólogo Yugo Torquato, do Centro de Testagem e Aconselhamento, explicou que esse aumento tem sido observado não somente de janeiro para cá, mas também nos anos anteriores. A Aids ainda é vista como tabu em Alagoas, mas o CTA tem esse papel fundamental de mostrar que não é bem assim.

“Quando a pessoa é diagnosticada com o vírus da Aids imagina a questão da morte, preocupação com rejeição social, como também em contar para o parceiro ou parceira. Por isso a gente tem esse trabalho na psicologia de ir acalmando o paciente mostrando que não é necessariamente desta forma”, frisou.

O especialista destacou ainda como é feito o teste e como se chega ao resultado lembrando que todos têm acesso ao serviço no CTA.

O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h, e o paciente deve levar documentação com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

O teste é bem simples, com apenas uma punção no dedo (furadinha) é possível detectar até quatro testes: HIV, sífilis, hepatites B e C em 30 minutos sai o resultado.

Pessoas mais jovens com faixa etária entre 20 a 34 anos são os mais acometidos pelo vírus HIV, geralmente que fazem sexo entre homens, usuários de drogas, profissionais do sexo e transsexuais.

PREVENÇÃO

O uso do preservativo é fundamental para se prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Como também não compartilhar materiais cortantes (alicate de unha, escova de dente, prestobarba, entre outros). De acordo com o psicologo, o cuidado é essencial para se evitar esse tipo de doença, como a Aids. “Jovens a partir dos 15 anos de idade estão contraindo o vírus HIV, no Brasil a taxa de detecção foi 21,5%, enquanto em Maceió esse índice é ainda maior  com 26% dos testes positivos. Alagoas está um pouco mais abaixo em torno de 16%.

Arte: Arthur Melo – Tribuna Hoje

Os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo, principalmente quando diz respeito ao comportamento do ‘ficar’.

Em menos de dez anos, segundo o especialista, praticamente triplicou os casos de HIV envolvendo jovens a partir de 15 anos até os 19.

“Quero reforçar a questão da prevenção e da fala aberta sobre o assunto do comportamento sexual e dos riscos que podem trazer. Quem trabalha com jovens deve ter essa preocupação”, finalizou Yugo Torquato.




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News