19/04/2024 01:33:33

Educação
20/10/2017 06:34:12

Prouni vai atender professor já formado que busca segunda licenciatura


Prouni vai atender professor já formado que busca segunda licenciatura
Ilustração

G1 – O Ministério da Educação (MEC) vai permitir que professores que já tenham concluído o ensino superior sejam beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para fazer novos cursos de graduação em licenciatura. A principal concessão do governo é que eles serão liberados do critério de renda exigido pelo programa.

Antes, a bolsa do Prouni era destinada somente para candidatos que ainda não tinham formação universitária e possuíam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A medida faz parte da Política Nacional de Formação de Professores anunciada nesta quarta-feira (18).

O objetivo do governo é tentar diminuir o índice de bolsas que não são preenchidas. Segundo a secretária do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, 36% das vagas de licenciatura do Prouni estão ociosas.

 

"Isso acontece por causa dos critérios de renda de admissibilidade. Para induzir a formação de docentes vamos ampliar os benefícios para os professores graduados para preencher estas vagas ociosas."

Maria Helena lembrou que pesquisas indicam que a qualidade do professor é o fator que mais influencia na melhoria do aprendizado dos alunos, independente das desigualdades. "É a qualidade do professor que vai ajudar a melhorar a qualidade da educação." Ela apresentou dados do censo que apontam que dos 2,1 milhões de professores que atuam na educação básica, só 1,6 milhão possui formação superior.

Residência pedagógica

O MEC também afirmou que vai oferecer 80 mil vagas para o Programa de Residência Pedagógica em 2018, anunciado pelo ministro Mendonça Filho em pronunciamento em rede nacional no domingo (15).

A residência é uma reformulação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) já existente. Ele vai atender alunos de licenciatura a partir do terceiro ano de graduação. Eles farão estágios supervisionados em escolas de educação básica.

Ensino à distância

Também faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do governo federal a abertura de 250 mil vagas do programa Universidade Aberta do Brasil, que oferece ensino à distância. Segundo o MEC, 75% das vagas será oferecida para formação de professores.

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News