03/02/2026 08:08:23

Acidente
03/02/2026 00:00:00

Companhias aéreas europeias interrompem rotas no Oriente Médio devido ao aumento de tensões entre EUA e Irã

Medidas preventivas são adotadas enquanto incertezas geopolíticas crescem na região do Golfo Pérsico

Companhias aéreas europeias interrompem rotas no Oriente Médio devido ao aumento de tensões entre EUA e Irã

Diante do agravamento do clima de instabilidade na região do Oriente Médio, várias companhias aéreas europeias decidiram suspender temporariamente seus voos para destinos como Dubai, Riade e Tel Aviv. A decisão ocorre após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que revelou o envio de navios de guerra, incluindo porta-aviões, ao longo do Golfo Pérsico, elevando o receio de um conflito com o Irã.

Empresas como Air France, KLM, Lufthansa e British Airways anunciaram a paralisação de seus serviços para cidades como Riad, Teerã e Dubai, em uma tentativa de garantir a segurança de seus passageiros e tripulações. A Air France, por exemplo, cancelou suas operações entre Paris e Dubai na sexta-feira (23) e no sábado (24), citando a "situação atual na região" como motivo para a suspensão temporária.

A KLM também anunciou a interrupção de voos para Dubai, Riad, Dammam na Arábia Saudita e Tel Aviv, estando essa decisão vigente até segunda ordem. Em comunicado oficial, a companhia esclareceu que, por precaução, está evitando trafegar por várias áreas do Golfo, bem como pelo Irã, Iraque e Israel.

Essas ações evidenciam a rapidez com que as tensões internacionais podem impactar o transporte aéreo civil.

As suspensões se deram após declarações de Trump, indicando o envio de forças militares ao Oriente Médio, um movimento que reacendeu receios de uma possível ofensiva contra o Irã, em resposta à repressão violenta promovida pelo governo iraniano contra manifestantes.

Durante o fim de semana, diversos voos para Dubai, operados pela Luxair — companhia aérea de Luxemburgo —, British Airways e a low-cost holandesa Transavia, também foram cancelados, conforme informações do Aeroporto Internacional de Dubai e do site de monitoramento de voos Flightradar24.

A Lufthansa anunciou que seus voos até Teerã permanecem suspensos até 28 de março, enquanto rotas que conectam Tel Aviv e Amã, na Jordânia, continuarão operando até o final de janeiro.

No começo deste mês, a British Airways havia interrompido temporariamente seus voos para o Bahrain, que é a base da Quinta Frota da Marinha dos EUA, refletindo o clima de incerteza na região.