03/02/2026 04:16:43

Acidente
02/02/2026 08:00:00

Ataque com drone russo resulta na morte de 12 trabalhadores em mina na Ucrânia

Incidente ocorreu na região de Dnipropetrovsk, deixando oito feridos e provocando condenações internacionais

Ataque com drone russo resulta na morte de 12 trabalhadores em mina na Ucrânia

Na manhã deste domingo (1º), um ataque realizado por um drone russo atingiu um ônibus na região de Dnipropetrovsk, provocando a tragédia com a perda de 12 vidas e deixando oito pessoas feridas. As vítimas eram funcionários de uma mina controlada pela maior companhia privada de energia do país, a DTEK.

De acordo com a DTEK, Moscou lançou uma ofensiva de grande porte contra suas operações de mineração de carvão na área, atingindo especificamente o transporte de trabalhadores que haviam concluído seu turno de trabalho. A empresa confirmou que o incidente resultou na morte de pelo menos 12 mineiros e feriu oito outros.

O governador regional, Oleksandr Ganzha, também confirmou que o ataque ocorreu na localidade de Pavlohrad, na região de Dnipropetrovsk. Ele explicou que, enquanto os feridos começavam a deixar o veículo, um segundo drone foi lançado em direção à multidão de civis.

Segundo o oficial, os operadores russos identificaram o alvo como civil, perceberam que não se tratava de uma ameaça militar e decidiram atacar de forma consciente. O impacto causou um incêndio, que já foi controlado, conforme informações do Serviço de Emergências do país.

O ministro ucraniano da Energia, Denys Shmyhal, condenou o ataque como uma ação deliberada contra os profissionais do setor energético e afirmou, via Telegram, que os responsáveis serão responsabilizados por esses crimes. Ele também descreveu a ofensiva como um ato cínico e intencional.

Em resposta, o presidente Volodymyr Zelensky classificou a ação como um exemplo claro da responsabilidade da Rússia pelo agravamento da violência na região. Ele afirmou que o ataque demonstra a escalada do conflito e reforçou o compromisso de seu governo de responsabilizar os ofensores.

Este episódio acontece logo após um ataque a uma maternidade na cidade de Zaporizhzhia, também localizada no sudeste da Ucrânia, ocorrido no início deste domingo. Segundo a primeira-ministra Yulia Svyrydenko, pelo menos seis pessoas ficaram feridas durante o incidente.

O Ministério da Saúde do país informou que todos os profissionais de saúde e pacientes estavam em abrigos no momento do ataque, incluindo três mulheres em trabalho de parto. Autoridades continuam a tomar medidas para impedir que drones russos utilizem os terminais de internet Starlink, controlados pela SpaceX de Elon Musk, para conduzir ataques.

O ministro da Defesa, Mykhailo Fedorov, declarou neste domingo que a Ucrânia trabalha em parceria com a SpaceX para garantir que apenas terminais de internet Starlink autorizados operem no território. Terminais não certificados serão desativados, afirmou ele, reforçando os esforços para evitar que a tecnologia seja usada para guiar drones sobre o país.