30/01/2026 02:01:29

Maceió
28/01/2026 23:00:00

Trecho ampliado da Durval de Goes Monteiro é aberto ao público nesta semana

Novas melhorias na infraestrutura da via incluem pista adicional, ciclovia e sistemas inteligentes de monitoramento

Trecho ampliado da Durval de Goes Monteiro é aberto ao público nesta semana

Na terça-feira (27), parte da expansão da Avenida Durval de Goes Monteiro foi finalizada e liberada para circulação de veículos e pedestres.

Essa última fase abrange um trecho de 1 quilômetro, no sentido Centro para Aeroporto, que conecta o trevo da Tupan à Churrascaria Stella Maris.

As obras continuam na direção contrária, do Aeroporto em direção ao Centro, na mesma área. A ampliação da avenida é dividida em duas etapas principais. A primeira, concluída em 2024, abrange os 2,2 quilômetros entre o Parque do Horto e o trevo da Tupan. Assim, até o término do projeto total, 6 quilômetros de vias terão sido ampliados.

O projeto contempla a construção de faixas laterais, calçadas acessíveis, sistemas de drenagem pluvial, redes elétricas renovadas, iluminação pública aprimorada e áreas de estacionamento ampliadas.

Para aumentar a segurança e a gestão do tráfego, câmeras equipadas com inteligência artificial foram instaladas ao longo de toda a via. Essas câmeras monitoram o fluxo em tempo real, 24 horas por dia, e determinam o intervalo ideal para cada cruzamento, enquanto o Centro de Controle Operacional (CCO) supervisiona todas as operações. Outro avanço inclui a instalação de uma ciclovia de 5,7 quilômetros, que liga o viaduto da BR-316 às proximidades do Parque do Horto, na Avenida Fernandes Lima.

Além disso, uma passarela de 61 metros de comprimento e 5,7 metros de altura está em fase de instalação para garantir a travessia segura de pedestres, próxima ao INSS, no sentido Centro, na altura do Canaã. Essa estrutura contará com escadas, cobertura e dois elevadores acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Essas ações fazem parte do pacote de melhorias na mobilidade urbana de Maceió, resultantes de um Termo de Acordo Socioambiental firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com envolvimento do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do município.

O projeto conta com um orçamento inicial de R$ 360 milhões, corrigido anualmente, financiado pela própria Braskem. As intervenções, planejadas pela administração municipal e fiscalizadas pelos órgãos públicos, preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias.

Além disso, incluem a implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias, requalificação de passeios públicos e estacionamentos, melhorias na iluminação e na rede elétrica, sistemas de drenagem de águas pluviais e um sistema de semáforos inteligentes que já está em operação.