O governo japonês manifestou nesta quarta-feira (28) sua condenação contundente aos recentes lançamentos de mísseis balísticos efetuados pela Coreia do Norte, rotulando as ações de desenvolvimento nuclear e de mísseis do regime como completamente inadmissíveis.
Durante uma conferência de imprensa habitual em Tóquio, Kei Sato, vice-secretário-chefe do Gabinete, enfatizou que os testes realizados na terça-feira (27) representam riscos significativos à segurança tanto do Japão quanto do cenário mundial.
Na mesma ocasião, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul divulgou que os projéteis foram disparados de uma região próxima à capital norte-coreana, Pyongyang, por volta das 15h50, horário local, com destino ao mar na costa leste do país.
Segundo as informações, os lançamentos ocorreram de uma área próxima à cidade de Pyongyang e foram direcionados ao oceano, marcando uma escalada na tensão na península coreana.
As ações de Pyongyang nesta semana têm gerado preocupação internacional, com Tóquio reforçando que tais testes podem comprometer a estabilidade na região e no planeta, e reiterando seu posicionamento de reprovação às atividades militares do regime norte-coreano.