O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) anunciou uma série de inovações nas avaliações práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alinhadas às atualizações do programa CNH do Brasil, implementado pelo Governo Federal. Desde a última quarta-feira (28), cidadãos podem agendar suas provas práticas utilizando veículos de propriedade particular, seja manual ou automático. As etapas de baliza e meia-embreagem deixaram de fazer parte do procedimento, dando autonomia ao candidato para optar por realizar o exame com um carro do próprio Detran/AL, do Centro de Formação de Condutores (CFC), ou com um veículo particular.
De acordo com Marco Fireman, o presidente do Detran/AL, essa mudança visa proporcionar maior comodidade e confiança ao candidato. "Com a possibilidade de usar o carro de familiares, amigos ou do próprio proprietário, o candidato se sentirá mais à vontade e preparado, melhorando sua experiência durante o teste," afirmou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também endorsou as alterações através de suas redes sociais. Ele destacou que as mudanças na CNH estão causando impacto em todo o Brasil, eliminando obstáculos burocráticos e a cultura de reprovação. "Estamos promovendo uma reforma que valoriza a educação, a aprendizagem real e transforma o cidadão em parceiro no trânsito, ao invés de um suspeito.
Isso é agir em prol do povo!". Outra iniciativa que entra em vigor na próxima segunda-feira (2) é o novo sistema de pontuação nos exames, regulamentado pela resolução nº 1.020/2025 do Contran.
Nesse modelo, os candidatos terão sua pontuação iniciada em zero e poderão acumular pontos por infrações cometidas durante o percurso de avaliação. Para serem aprovados, eles não poderão ultrapassar o limite de 10 pontos.
Segundo Manassés Mesquita, responsável pela Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, cada infração acarretará uma pontuação específica, multiplicada pelo peso correspondente à gravidade da ação.
Infrações leves terão peso um, médias peso dois, graves peso quatro, e infrações gravíssimas peso seis. Durante o exame, caso o candidato cometa uma infração, ela será registrada na sua pontuação, possibilitando um acompanhamento preciso do seu desempenho em tempo real.