03/02/2026 11:11:53

Saúde
25/01/2026 03:00:00

Hospital de Maceió realiza cirurgias de catarata para pacientes de Porto Calvo através do programa Olhar Solidário

Atendimento humanizado devolve a visão e melhora a qualidade de vida dos moradores do município

Hospital de Maceió realiza cirurgias de catarata para pacientes de Porto Calvo através do programa Olhar Solidário

Na manhã do sábado (24), o Hospital da Cidade, localizado em Maceió, acolheu pacientes provenientes de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, para a realização de procedimentos de catarata sob o projeto Olhar Solidário. Conhecido como a instituição de saúde de referência em todo o estado, o HC vem ampliando seu acolhimento, recebendo indivíduos de diferentes localidades com foco em um atendimento de excelência e uma abordagem humanizada. Apenas nesta semana, mais de 150 operações de correção de catarata foram feitas, promovendo dignidade, bem-estar e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

“Foi uma experiência maravilhosa, fiquei muito satisfeita com o atendimento aqui, foi excelente, só tenho a agradecer”, relatou Marinalva Julia, moradora de Porto Calvo.

“Não encontrei nenhuma dificuldade durante o processo. Agradeço a Deus e espero que na próxima cirurgia, desta vez no outro olho, seja igual ou melhor. Muitas vezes, a acolhida é mais importante do que o próprio remédio”, afirmou Maria da Apresentação, também residente de Porto Calvo.

O programa Olhar Solidário realiza uma triagem cuidadosa nos municípios, na qual os pacientes passam por exames laboratoriais, eletrocardiogramas e avaliações oftalmológicas para verificar suas condições de saúde. Aqueles que necessitam da cirurgia saem das avaliações com a data do procedimento marcada para a semana seguinte no Hospital da Cidade.

“Nosso propósito é proporcionar um atendimento que seja tanto humanizado quanto eficiente, indo além do procedimento cirúrgico. Cada indivíduo que chega ao hospital é recebido com dedicação e monitoramento cuidadoso, pois acreditamos que cuidar da saúde também é preservar a dignidade de cada pessoa”, afirmou Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, organização responsável pela gestão do hospital.

Durante toda a jornada, o cuidado é completo, incluindo os exames pré-operatórios e o suporte no pós-operatório, onde os pacientes recebem orientações, óculos escuros e colírios, assegurando uma recuperação plena.

“Nosso compromisso é com a excelência e a humanização. Cada cirurgia realizada não representa apenas a restauração da visão, mas também uma transformação na vida de quem confia no nosso trabalho. Ver a alegria de cada paciente e saber que estamos cumprindo nossa missão é extremamente gratificante”, destacou Célia Fernandes, diretora-geral do Hospital da Cidade.

Além de Porto Calvo, o programa atende também os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

O Hospital da Cidade é gerido pelo Maceió Saúde, uma organização sem fins lucrativos dedicada à modernização e eficiência na administração das unidades municipais de saúde. A entidade foca na implementação de boas práticas de governança e na oferta de uma assistência de alta qualidade, promovendo processos que unem inovação, cuidado e gestão eficiente.