As oportunidades de inscrição sem custos para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies.
Para o ano de 2026, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará um total de mais de 112 mil vagas para financiamentos em instituições privadas de ensino superior ao longo de todo o ciclo.
No primeiro semestre, o MEC reservou 67.301 oportunidades de financiamento, enquanto no segundo semestre, essa quantidade será de 44.867 vagas.
As informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital do primeiro semestre do Fies, divulgado pelo MEC nesta quinta-feira, dia 22.
Para participar, os candidatos precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançando uma média das notas das cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. É obrigatório ainda que a renda familiar mensal por pessoa seja de até três salários mínimos, ou seja, R$ 4.863.
Para acompanhar novidades, siga o canal oficial da Agência Brasil no WhatsApp.
A classificação dos inscritos será feita com base na ordem decrescente das notas do Enem, levando em consideração o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência, obedecendo à seguinte prioridade:
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e não receberam financiamento anteriormente;
- Candidatos que não têm diploma de graduação, mas já receberam ajuda do Fies e quitaram o benefício;
- Estudantes que já possuem o ensino superior e nunca tiveram acesso ao financiamento;
- Graduados que receberam o benefício anteriormente e o quitaram.
O sistema do Fies realiza uma única chamada de seleção e mantém uma lista de espera.
O resultado preliminar será divulgado em 19 de fevereiro, e os candidatos terão de confirmar suas escolhas em uma etapa que ocorrerá de 20 a 24 de fevereiro pelo portal oficial do programa.
O Fies é uma iniciativa federal destinada a oferecer empréstimos a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Além do processo regular, o programa realiza, ao longo do ano, seleções adicionais para preencher vagas remanescentes após as chamadas principais.
Para obter informações completas, os interessados podem consultar o site oficial do MEC.