Na última segunda-feira (19), operações conjuntas realizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas resultaram na apreensão de 27 aves selvagens que estavam ilegalmente confinadas em propriedades nos municípios de Branquinha, União dos Palmares, Messias e Murici.
Durante patrulhas de rotina, as equipes de fiscalização encontraram diversas espécies de aves em gaiolas expostas em áreas externas e internas de residências, muitas visíveis da via pública, levando à ação direta dos agentes.
Ao abordar os responsáveis, os policiais verificaram que os animais não portavam anilhas de identificação e que seus donos não apresentaram autorização válida emitida por órgão ambiental competente, configurando, assim, infração ambiental. Apesar de algumas versões divergentes apresentadas pelos responsáveis durante as diligências, eles acabaram admitindo a propriedade ou relacionando-se de alguma forma com os animais após orientações legais.
Entre as espécies recuperadas estão aves como Sibite, Canário-da-terra, Xexeu de bananeira, Sanhão, Papa-capim, Sabiá, Tiziu, Galo da campina, Curió, Extravagante e Jesus meu Deus. Após a captura, todos os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passarão por avaliações técnicas e receberão os cuidados necessários antes de serem destinados a ambientes adequados e autorizados para sua preservação.