28/01/2026 07:03:32

Acidente
20/01/2026 23:00:00

Homem de alta periculosidade é detido em operação policial em Alagoas

Homem ligado a organizações criminosas e envolvido em homicídios foi capturado na cidade de Marechal Deodoro após mandado de prisão emitido há um ano

Homem de alta periculosidade é detido em operação policial em Alagoas

Na manhã desta terça-feira (20), as forças de segurança de Alagoas efetuaram a detenção de Antônio Hemergenildo, conhecido popularmente como "Careca", que é considerado uma peça-chave dentro de uma facção criminosa com atuação na região. A prisão aconteceu no município de Marechal Deodoro, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido em junho do ano anterior.

Receba as últimas notícias da GazetaWeb pelo seu WhatsApp e mantenha-se atualizado!

Link para o grupo >

Antônio Hemergenildo é apontado como o braço direito de José Ronaldo, considerado uma das maiores lideranças do Comando Vermelho (CV) no Brasil. Este último foi detido no mês anterior em Santa Catarina. O mandado de prisão que levou à captura de José Ronaldo também incluía o nome de Hemergenildo, o que intensificou as buscas realizadas pela Polícia Militar em Alagoas. Segundo o capitão Granjeiro, comandante adjunto da Rotam, a cooperação entre as forças policiais de Alagoas e Santa Catarina foi essencial para o progresso das investigações. "Após a emissão do mandado de prisão, as patrulhas intensificaram o patrulhamento na área onde a organização criminosa atua, facilitando a captura de um de seus membros mais influentes", explicou o oficial.

As investigações indicam que Hemergenildo desempenhava uma função estratégica no núcleo da facção, especialmente na cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. Conforme apurado pela polícia, ele era responsável por contatar usuários e devedores e, com base nessas cobranças, ordenava execuções relacionadas ao não pagamento de entorpecentes. Já José Ronaldo tinha a responsabilidade de coordenar as operações interestaduais do grupo e tomar decisões no que é conhecido como 'tribunal do crime'.

Durante a tentativa de fuga, Antônio tentou saltar o muro do imóvel, mas foi rapidamente detido após uma operação tática conduzida pela Rotam. Policiais montaram bloqueios em possíveis rotas de fuga, inclusive em áreas de mata próximas à residência. Apesar da resistência, nenhum material ilícito foi localizado no local.

A Polícia Militar reafirmou que as ações contra a facção continuam em andamento. No último domingo, um suspeito conhecido como "França" foi preso pela Rotam; ele é ligado ao mesmo grupo criminoso e é investigado por homicídio ocorrido em São Miguel dos Campos no ano passado, assim como por participação em outro assassinato registrado em janeiro de 2025.