14/12/2025 01:39:20

Atualidade
13/12/2025 18:00:00

Candidato brasileiro assume liderança global da Coca-Cola a partir de 2026

Henrique Braun, que entrou na companhia em 1996, será o novo CEO da multinacional de bebidas, substituindo James Quincey

Candidato brasileiro assume liderança global da Coca-Cola a partir de 2026

Em uma decisão estratégica, a Coca-Cola anunciou que Henrique Braun, profissional brasileiro de 57 anos, assumirá o cargo de dirigente máximo da corporação a partir de 31 de março de 2026.

Braun sucederá James Quincey, que continuará na presidência do conselho executivo após liderar a marca por oito anos consecutivos. Com uma carreira consolidada na empresa, Braun atualmente ocupa a posição de diretor de operações, sendo responsável por coordenar todas as unidades globais da Coca-Cola.

Nascido nos Estados Unidos, o executivo possui dupla cidadania e foi criado no Brasil, onde formou-se como engenheiro agrônomo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, concluiu mestrado em Ciências na Michigan State University e obteve um MBA na Georgia State University.

Sua trajetória na Coca-Cola começou em 1996, quando ingressou na companhia como trainee em Atlanta. Desde então, acumulou experiências em diferentes regiões, incluindo América do Norte, Europa, América Latina e Ásia, atuando em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios, marketing, inovação, gestão geral e operações de engarrafamento.

Entre 2016 e 2020, Braun liderou a unidade de negócios no Brasil e, posteriormente, foi promovido a presidente da operação na América Latina, cargo que ocupou até 2022. A nomeação ocorre em um momento de destaque na carreira do executivo, que em 2024 foi eleito vice-presidente executivo e, em janeiro de 2025, assumiu a diretoria de operações.

Como novo CEO, sua estratégia será focada em identificar novas oportunidades de crescimento mundial, aproximar a empresa das expectativas dos consumidores e ampliar o uso de tecnologia para promover desempenho e expansão. Na última quarta-feira (10/12), a Coca-Cola divulgou um comunicado no qual Braun expressou sua gratidão pelo reconhecimento e destacou as possibilidades de crescimento que vê para a marca.

"Sinto uma enorme admiração por tudo que James Quincey realizou na liderança desta corporação. Meu objetivo será dar continuidade ao impulso que construímos junto ao nosso sistema de engarrafadores, sempre buscando desbloquear o crescimento futuro", afirmou Braun. Ele também ressaltou sua empolgação com o potencial de transformação do mercado global e a chance de explorar novas oportunidades de negócio, demonstrando otimismo com o futuro da companhia.