13/12/2025 11:30:07

Acidente
13/12/2025 08:00:00

Preocupação de líderes sindicais com alterações no acordo do Hospital Portugal Ramalho e impactos na saúde mental em Alagoas

Sindicato dos Médicos manifesta preocupação com possíveis atrasos e riscos adicionais na reestruturação da unidade psiquiátrica

Preocupação de líderes sindicais com alterações no acordo do Hospital Portugal Ramalho e impactos na saúde mental em Alagoas

Sílvia Melo, presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), condenou veementemente a recente proposta feita pela Braskem de modificar cláusulas no acordo relacionado à entrega das obras do novo Hospital Portugal Ramalho (HPR).

A líder sindical descreveu a iniciativa como, no mínimo, absurda, especialmente após quatro anos de negociações alinhadas entre diversas partes envolvidas. Ela alertou que essa mudança pode ocasionar atrasos ainda maiores no andamento das obras e aumentar o sofrimento de pacientes psiquiátricos e de seus familiares.

Segundo Melo, a proposta apresenta riscos adicionais, especialmente se o Estado assumir a gestão do financiamento do projeto. Para ela, a alteração ameaça um acordo já consolidado e coloca em xeque a recuperação de uma instalação considerada estratégica para a rede pública de saúde. Melo ressaltou que o sindicato vem, há anos, cobrando ações diante do que considera um abandono por parte do governo na assistência psiquiátrica.

Ela destacou que a saúde mental em Alagoas está à deriva, mesmo diante de alta demanda e da necessidade urgente de investimentos na área. A presidente lembrou que, após o impacto causado pela mineradora, o Hospital Portugal Ramalho, que funciona como o único hospital psiquiátrico público com atendimento 24 horas, teve sua situação ainda mais agravada e não conseguiu exercer adequadamente sua função.

Ela reforçou que as mobilizações feitas por médicos e trabalhadores sempre tiveram como objetivo acelerar a recuperação do hospital, e não o contrário. Assim, o Sinmed não aprova a postura do governo estadual e decidiu apoiar os protestos contra a alteração do acordo.

Além disso, Melo informou que o sindicato apoia totalmente a nota pública divulgada recentemente pelo Movimento Unificado dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoas. Ela destacou como aspecto positivo o fato de a Defensoria Pública da União (DPU) já ter confirmado a validade jurídica do acordo original e de estar atuando no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir mudanças no documento.

Finalizando, Melo afirmou: “Felizmente, a DPU está tomando providências para garantir que nenhuma alteração seja feita.”