01/12/2025 13:25:51

Acidente
30/11/2025 04:00:00

Policial envolvido no PCC é morto durante operação policial em São Paulo

Homem conhecido como 'Ferrugem', ligado ao Primeiro Comando da Capital, falece após troca de tiros com a Rota em Itaquaquecetuba

Policial envolvido no PCC é morto durante operação policial em São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (28), uma ação policial resultou na morte de um membro da facção criminosa Sintonia Final do PCC, popularmente chamado de 'Ferrugem', após um confronto com agentes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na cidade de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o suspeito, Carlos Alves Vieira, de 48 anos, foi abordado enquanto conduzia um veículo na Rua Carmo da Mata, sob a suspeita de transportar drogas. Desde o início da abordagem, o indivíduo começou a disparar contra os policiais, que revidaram imediatamente. Durante o tiroteio, 'Ferrugem' foi atingido e faleceu no local.

Os policiais apreenderam duas armas de fogo, uma grande quantidade de entorpecentes e dinheiro em espécie. A investigação da CNN Brasil revelou que o rapaz tinha ligações com o comando do PCC e atuava no bairro do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, além de cidades como Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mogi das Cruzes e, especialmente, Itaquaquecetuba.

Carlos possui ao todo 18 registros na polícia desde 2004 e é investigado por ameaças com arma de fogo dirigidas a devedores. Em 2015, ele foi alvo de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Guarulhos, por delitos que envolviam tráfico de drogas, roubo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além do tráfico, as autoridades indicam que 'Ferrugem' também possuía atividades relacionadas à intermediação e fornecimento de armas, mantendo contatos com diferentes membros da facção. Relatórios apontam que ele rapidamente ascendia na hierarquia do PCC, assumindo funções de liderança na logística de distribuição de drogas em nível nacional e internacional, incluindo rotas de trânsito de larga escala.

O caso está sendo apurado na Delegacia de Itaquaquecetuba e foi classificado como Morte Decorrente de Intervenção Policial (MDIP).