Na última quinta-feira (27), um ato de vandalismo voltou a interromper o fornecimento de água em uma área de Colônia Leopoldina. Dessa vez, indivíduos não autorizados acessaram e abriram o registro de descarga da Barragem Canto Escuro, estrutura gerenciada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo captação de água bruta para o tratamento.
A ação resultou em uma queda acentuada no nível da barragem, o que reduziu significativamente o volume de água disponível para a produção. Como consequência, a distribuição de água sofreu uma redução de mais de 80% na vazão.
Atualmente, a Casal está operando com recursos limitados, utilizando água da Barragem São Pedro, que representa apenas 20% do volume normalmente utilizado. Desde as primeiras horas desta sexta-feira (28), equipes técnicas da companhia têm trabalhado incansavelmente para restaurar as condições operacionais necessárias.
Assim que o nível da Barragem Canto Escuro for recuperado, a produção de água será retomada de forma gradual e o abastecimento será restabelecido pela concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores de Colônia Leopoldina.
A Casal reforça que atos de vandalismo causam prejuízos diretos à população e destaca a importância de denunciar às autoridades qualquer atividade suspeita na região, visando prevenir futuros incidentes.