Agência Brasil
Instituições de ensino superior privadas que desejam oferecer vagas em cursos de graduação pelo programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 devem iniciar o processo de assinatura do termo de adesão nesta quinta-feira (27).
O período de inscrição se estenderá até às 23h59 do dia 4 de dezembro. As orientações, cronogramas e procedimentos necessários para participar do processo seletivo estão detalhados no edital público nº 26/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para efetuar a participação, as instituições precisam realizar suas ações por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), utilizando o módulo FiesOferta. O representante legal da mantenedora da universidade deve assinar digitalmente o termo de adesão na plataforma Gov.br, garantindo que o documento seja formalizado eletronicamente. O documento de adesão será gerado com base nos dados cadastrados no Cadastro e-MEC.
Assim, as faculdades devem verificar se suas informações no cadastro estão atualizadas e compatíveis com os dados registrados no sistema FiesOferta, para que a emissão do termo seja realizada sem problemas.
O Fies é um programa de financiamento federal que oferece suporte financeiro a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.