01/12/2025 12:31:55

Acidente
26/11/2025 17:00:00

Operação na zona rural de Ibateguara resulta na apreensão de armamentos, munições e aves silvestres sob posse ilegal

Ação da Polícia Militar de Alagoas na área rural identifica infrações ambientais e apreende itens ilícitos nesta segunda-feira

Operação na zona rural de Ibateguara resulta na apreensão de armamentos, munições e aves silvestres sob posse ilegal

Na manhã de 24 de novembro de 2025, uma ação de fiscalização ambiental executada pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPM), levou à apreensão de armas de fogo, munições e 25 espécies de aves silvestres mantidas de forma ilegal na zona rural de Ibateguara.

As operações foram desencadeadas após denúncias que direcionaram a equipe de fiscalização a diversos locais na região. Durante as inspeções, várias irregularidades foram constatadas, incluindo a apreensão de duas espingardas — uma de calibre 40 e outra de calibre 28 — além de seis cartuchos recarregados e as aves, muitas das quais estavam presas em gaiolas expostas no ambiente.

A primeira abordagem ocorreu no povoado Bigode, onde os agentes localizaram várias gaiolas com aves na varanda de uma residência. Quando questionado sobre a posse de armas, o proprietário inicialmente negou, mas depois indicou o esconderijo de uma espingarda escondida. Em seguida, os policiais seguiram até o povoado Coimbra, onde avistaram aves em cativeiro e cartuchos de munição visíveis na casa.

Com o auxílio de investigações, o responsável revelou o local de uma arma adicional, que também foi localizada e apreendida. Diante da descoberta de crimes ambientais e de posse irregular de armas de fogo, os suspeitos foram detidos e encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares para as providências legais necessárias. /Ascom PM-AL