27/04/2024 14:49:02

Utilidade Pública
28/03/2024 21:00:00

Confira o funcionamento das Unidades do Hemoal no feriadão da Páscoa e as orientações para doação de sangue


Confira o funcionamento das Unidades do Hemoal no feriadão da Páscoa e as orientações para doação de sangue

Repórter Maceió

No próximo feriadão da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) terá um funcionamento especial, mantendo suas unidades abertas para doações de sangue mesmo em horários diferenciados. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado estará em funcionamento na quinta-feira, das 7h às 12h, e no sábado, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Já na sexta-feira, a unidade estará fechada.

Por outro lado, em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa também fecharão na sexta-feira e abrirão na quinta-feira e sábado, das 7h às 17h. Mesmo com esse horário especial, os hospitais e maternidades serão abastecidos com os estoques de sangue necessários para os pacientes que precisarem de transfusões.

É importante lembrar que a doação de sangue é um ato de solidariedade e que existem critérios para ser um doador. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar acompanhado do responsável legal se for menor de 18 anos, estar bem de saúde, usar máscara e apresentar um documento de identificação com foto.

Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes do procedimento. Mulheres gestantes ou amamentando não podem doar sangue, assim como pessoas que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

Para aqueles que fizeram piercings, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tatuagens, é necessário esperar um ano antes de poder realizar a doação. É importante seguir todas essas recomendações para garantir a segurança dos pacientes que receberão o sangue doado.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News