28/04/2024 02:17:49

Acidente
28/03/2024 20:00:00

Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?

Padre Reginaldo Manzotti explica por que os católicos se abstêm do consumo de carne no feriado religioso


Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?

.band.uol.com.br

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é um dos dias mais importantes do calendário litúrgico do catolicismo. A data, que antecede o domingo de Páscoa, marca a crucificação e morte de Jesus Cristo. Em 2024, o feriado nacional acontece em 29 de março.

Dentro da tradição da Igreja Católica, os fiéis exercem a caridade e a penitência na Sexta-feira Santa. Uma das práticas mais conhecidas da data é a abstinência de carne. Existem fiéis que se privam de qualquer tipo de carne; outros trocam a carne vermelha ou frango por peixe e frutos do mar.

Em entrevista ao programa Faustão na Band (2022-2023), o padre Reginaldo Manzotti explica por que a religião se opõe ao consumo de carne na Sexta-feira Santa.

Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?

“Para os católicos, antigamente, haviam outros dias de jejum, abstinência de carne e caridade. Mas, atualmente, existem dois dias: a Quarta-feira de Cinzas, quando começa a Quaresma, e a Sexta-feira Santa, quando se prescreve o jejum, que é uma refeição completa no dia”, detalha o sacerdote. 

A Igreja Católica também recomenda aos fiéis que não consumam carne vermelha na Sexta-feira Santa, data que marca a crucificação de morte de Jesus Cristo. A prática simboliza o respeito ao derramamento de sangue de Cristo durante seu sacrifício. “É o único dia que não tem missa”, completa Reginaldo Manzotti.

O que pode comer na Sexta-feira Santa?

Muitos fiéis optam por não consumir nenhum tipo de carne na Sexta-feira Santa. Por outro lado, existe a parcela de católicos que substituem a carne bovina e o frango por peixe e frutos do mar. Entretanto, o padre Reginaldo Manzotti chama atenção para o espírito de humildade e benevolência que a data exige.

“O que eu economizo na carne que não como, levo à caridade. Faço doação para uma instituição, para uma pessoa necessitada... Não faz sentido comer camarão ou bacalhau, que são muito mais caros. Assim, não tem penitência”, finaliza.

 
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News