27/04/2024 11:59:36

Educação
28/03/2024 10:00:00

MEC promove seminário técnico sobre alfabetização

Evento é voltado a representantes do MEC e de universidades públicas. Encontro será realizado nos dias 25 e 26 de março, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube


MEC promove seminário técnico sobre alfabetização

gov.br/mec/pt-br/

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), vai promover, nos dias 25 e 26 de março, o seminário técnico “Formação continuada das universidades: avaliação do PNAIC e a caminhada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O evento é voltado a representantes do próprio MEC e das universidades públicas brasileiras, com objetivo de ampliar os espaços de debates sobre a implementação de macropolíticas no âmbito da formação continuada de professoras e professores alfabetizadores no Brasil. Aqueles que tiverem interesse podem acompanhar as atividades pelo canal do MEC no YouTube. 

Programação – As ações no primeiro dia do evento começarão no período da tarde, a partir das 13h30 (horário de Brasília), com o credenciamento. A mesa de abertura, a ser iniciada às 13h45, será composta pelo diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral, Alexsandro do Nascimento Santos, e pelo diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho. 

Em seguida, entre 14h30 e 18h20, será realizado um painel com ex-coordenadores do primeiro arranjo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para quatro das cinco regiões do País, com vistas a discutir a “Articulação das Universidade com as Redes e Sistemas e a Gestão do Processo de Formação Continuado por Regiões”. Os painelistas serão: 

  • Região Norte: Luiz Carlos Cerquinho de Brito e Domenico Goes Miccionee Luiz Percival Leme Brito; 
  • Região Sudeste: Cleonara Maria Schwartz e Marília Villela de Oliveira; 
  • Região Centro-Oeste: Sandra Regina Bertoldo e Edna Silva Faria; e 
  • Região Sul: Helenise Sangoi Antunes e Nilcéa Lemos Pelandré. 

No segundo dia, terça-feira (26), logo pela manhã (9h), serão discutidos e analisados os impactos do PNAIC e o papel das universidades na formação continuada de professores alfabetizadores (projetos de ensino, pesquisa e extensão). Comandam os tópicos de ensino os seguintes palestrantes: 

  • Ensino: Regina Aparecida Marques de Souza e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves; 
  • Pesquisa: Vera Lucia Martiniak; e 
  • ExtensãoElaine Constant Pereira de Souza. 

Após a pausa para o café, por volta das 11h, será realizado o painel “Formação Continuada: o papel das entidades científicas do campo da alfabetização”, com apresentação de Janaína Soares Martins Lapuente, da Associação Brasileira de Alfabetização; e de Gabriela Medeiros Nogueira, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A mediação ficará por conta de José Roberto Ribeiro Júnior. 

Depois do almoço, às 14h30, a SEB vai apresentar o painel “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: caminhada em cena”. A mediação da conversa será feita por Leda Regina Bitencourt da Silva, e os painelistas serão: a coordenadora-Geral de Alfabetização, Mônica Maria Silva de Souza; o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César da Fonseca Neto; a coordenadora-geral de Monitoramento e Avaliação da Educação, Janaina Ferreira; e a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri de Melo Munhoz. 

Por fim, entre 16h10 e 16h30, serão discutidas as aprendizagens do seminário pelo diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho. Ao fim da apresentação, ocorrerá o encerramento do evento. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News