União na Frente: No dia do trabalho município e região ganham Agência de Noticias ‘Tribuna União’

1143

Uma palavra aos amigos

Primeira Agência de Noticias de Alagoas foi em União dos Palmares

Desde cedo nos fascinou a comunicação das massas. Ainda na tenra idade, a Providência Divina nos abriu uma porta através de Padroeira de União dos Palmares, Santa Maria Madalena. Uma noite chuvosa de maio, quando exercia a função de ‘Coroinha’ (auxiliar de padre), no início da noite, chegava a igreja Matriz o então Padre Clóvis pároco de União dos Palmares em companhia do seu ‘charreteiro’ (condutor de charretes) Xavier vindo de uma oração na zona rural.

Afônico, resfriado, aproximou-se do amplificador da igreja que ficava ao lado do altar-mor, ligou-o, esperou aquele e coloque o disco de ‘Ave Maria’ enquanto Xavier badalava as seis vezes anunciando que era a hora do Ângelus… o olhar do santo padre dirigiu-se a mim e suas mãos me entregaram uma folha de papel datilografada com o Oração dedicada a Mãe de Deus.

Daquele dia em diante, jamais calamos nossa voz. Perambulamos por cabines de rádios e redações de jornais até que surgiu a Internet e com ela os sites. Fomos o pioneiro nas comunicações em União dos Palmare4s. Fundamos na década de 70 na região da Mata Alagoana a Sucursal (representação do Jornal de Alagoas) que era um órgão dos Diários Associados cujo diretor de saudosa memória era o paraibano Joaldo Dantas. Pedro Oliveira e outros expoentes da imprensa escrita alagoana são testemunhas do fato (além do povo de Alagoas).

Tínhamos como piloto o saudoso ‘Zé Batata’, como parceiro de redação o excelente Jornalista Marcos Aquino (que não podia atual diretamente por suas funções no Banco do Brasil) e o inseparável José Ferreira o hoje conhecido Ferreira Neta da ‘TV Oxente’. O prefeito a época era o administrador de empresas e hoje megaempresário Manoel Gomes de Barros que ascendeu ao cargo de governador do Estado.

Solenidade de Posse

Hoje, após 11 anos de funcionamento ininterrupto, surge a nova ‘Tribuna União’. É modesta como a nossa região mas tem servido como embaixatriz de União dos Palmares nos quadrantes do mundo. Diariamente, um pouco de nossa história é contada dentro de um parâmetro respeitoso e limitado a mostrar o ‘onde, o quando, o porquê e o quem’ associada a filosofia de não denegrir a imagem de nossos próximos. Criticamos seus atos mas não suas personalidades. Tratamos quem delique como ‘Acusado’ nunca como ‘Bandido’ Talvez isto agrade a ‘gregos e troianos’.

Fomos de encontro a crise financeira, a impaciência de nossos patrocinadores, mas o destino assim o quis e encontramos a parceria, o esforço quase sobrehumano e a paciência de nos aturar do PHD em engenharia da Internet Dr. Fábio Maranhão autor do que os senhores estão vendo no ar desde ontem à noite. Estamos felizes e cansados. Somos modestos mas atingimos o mundo dentro da filosofia de informar nossa história tal qual ela acontece.

‘Vavá do Jornal’ era nossa parceiro

Alguns agradecimentos especiais: primeiro, a Deus o Arquiteto do Universo, depois as pessoas que nos firmaram como ‘contadores de histórias’; a comunidade palmarina que nos credita a honra da convicção nas nossas informações; ao jovem jornalista João Paulo Farias hoje assessor de comunicação da Prefeitura Municipal; jovem programador de sites Lincoln Luiz: as jornalistas Cláudia Galvão e Amanda Dantas nossos parceiros no Alagoas 24 Horas aos demais jornalistas que fazem a empresa parceira através dos quais cumprimentamos a todos os redatores e editores dos sites alagoanos; ao historiador palmarino Franco Maciel, nosso incentivador e finalmente, para não esquecer alguém e cometer injustiças, a todos aqueles que fazem comunicação em União dos Palmares e em nossa terra alagoana e que nos emprestam as informações. Não somos grandes tampouco competitivos. Apenas existimos e informamos. A credibilidade e a convicção da verdade contidas em nossas informações fazem a diferença.

Diretor Geral dos Associados em Alagoas Noaldo Dantas

Estamos quase no fim de nossa jornada terrestre. A Agência de Notícias Tribuna União é um tributo que fazemos particularmente ao povo de União dos Palmares, de Alagoas, do Brasil e do Mundo. Aos meus parentes sucessores e demais amigos neste momento festivo e de realizações para nós, o apelo para que quando deixar o plano terrestre, dar sequencia ao nosso trabalho. Nunca deixem a história de União dos Palmares morrer. Esta obra é genuinamente palmarina feita por um nativo. Deus seja a Companhia de Todos. Antonio Aragão – 1º de Maio de 2017.

Agradecimentos ao meu velho pai
E a Brava Gente Palmarina. Ontem, Hoje e Sempre